Padrão dos descobrimentos: monstros debaixo da língua


Os alunos do 5.º e do 6.º ano foram no passado dia 31 de outubro a uma visita de estudo no Padrão dos Descobrimentos no âmbito das disciplinas de Português e de H.G.P.
O dia estava chuvoso, triste e aparente pouco inspirador, mas os nossos alunos não se deixaram afetar pelo tempo cinzento e deram asas e cores à sua imaginação numa atividade de criação de palavras e de monstros marinhos.
Começaram por entrar no Padrão e subiram para uma sala preparada para os receber, com duas funcionárias do museu que os emergiram no mundo fantástico pré-descobrimentos. Num mundo pautado pelo desconhecimento dos mares nunca antes navegados e pela imaginação de monstros marinhos de todas as formas e feitios.
Falaram sobre a origem das palavras (grega e latina), sobre prefixos, sobre sufixos, palavras compostas e sobre o que estas unidades de sentido atribuíam às palavras a que se associavam.
Após a discussão inicial, foi hora de colocarem mãos à obra. Sortearam-se pedaços de palavras e a sua junção deu origem a monstros maravilhosos, com características igualmente maravilhosas.
No final, começaram a escrever a lenda dos seus próprios monstros.
Foi uma atividade em que os alunos tiveram a oportunidade de compreender como as pessoas na Idade Média lidavam com o desconhecido. Foi, sem dúvida, uma atividade extremamente rica, interessante e divertida!





Prof. Inês de Castro