"Podemos fazer a experiência do flutua ou não flutua?"- Sala 5 anos


Numa reunião da manhã, algumas crianças manifestaram vontade de realizarmos uma experiência, relembrando a experiência do Super-homem do Guilherme, sobre se este flutuava ou não (realizada no ano anterior). Em grande grupo, decidimos fazer esta experiência com materiais da sala e, espontaneamente, alguns começaram a partilhar as suas ideias: “vou escolher um triângulo”; “vou escolher um lego”, “vou escolher um cubo de encaixe” entre outros. Combinámos então que, durante a manhã, cada um ia pensar nos materiais que queria utilizar na experiência, para que à tarde estivesse tudo a postos.
Assim, na hora do tempo curricular comparticipado, sugeri-lhes fazermos um registo antes de realizarmos a experiência, para que cada um pudesse pensar no que é que achava que ia acontecer. Cada um começou por desenhar os 5 materiais escolhidos e, de seguida, cada um desenhou o que é que achava que ia acontecer aos seus materiais.
Posteriormente, colocámos todos os materiais numa caixa com água e observámos os resultados. De regresso aos registos, cada um desenhou o que realmente aconteceu.

O entusiasmo foi tanto no momento da experiência que arranjámos uma caixa transparente pequena para estar sempre na área da ciência, para que, sozinhos ou a pares, possamos fazer esta e outras experiências!

Educadora Marta Lanhoso