Sala do 3.º ano: O lúdico na Matemática


Os alunos do 3.º ano têm estado envolvidos em diferentes dinâmicas, desde o início do ano letivo.
A matemática, tal como as outras áreas do saber, está presente no dia-a-dia da turma sendo os desafios do 3.º ano cada vez maiores.
Neste texto, vamos explicar um pouco como temos trabalhado a matemática através do lúdico. A utilização de diferentes materiais estruturados tem sido muito positiva para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos nossos alunos e, recentemente, temo-nos debruçado sobre os calculadores multibásicos.
Este material, deve o seu aparecimento ao português João António Nabais, cujo percurso na área da psicologia e da pedagogia, sobretudo ao nível dos estudos matemáticos, foi longo e incidiu na análise crítica do Sistema de Ensino e na produção de materiais pedagógicos.
Os calculadores multibásicos, são constituídos por um conjunto de três placas de plástico, cada uma com cinco orifícios, e um conjunto de cinquenta peças de seis cores diferentes. Através da sua exploração e utilização, os alunos desenvolvem de forma lúdica vários aspetos, nomeadamente: contagem de quantidades, ordenação, jogos em várias bases, compreensão do sistema decimal, valores de posição (classes e ordens), leitura de números inteiros e operações aritméticas.
Assim, a turma do 3.º ano, deu início ao algoritmo da adição e da subtração, através da manipulação do material. Os momentos destinados à sua exploração têm sido muito solicitados pelos alunos, sendo que através do concreto é mais fácil passar para o abstrato. Tal como Nabais nos diz “A verdade matemática deve saltar dos dedos dos alunos, através de múltiplas e variadas experiências.”
Deixamo-vos com algumas fotografias que retratam os momentos descritos e com a promessa de continuar a explorar este e outros materiais.




Biografia: “Aprender a matemática de uma forma lúdica” de Maria Filomena Caldeira


Professora Bárbara