Sala do 3.º ano: O lúdico na Matemática
Os
alunos do 3.º ano têm estado envolvidos em diferentes dinâmicas, desde o início
do ano letivo.
A
matemática, tal como as outras áreas do saber, está presente no dia-a-dia da
turma sendo os desafios do 3.º ano cada vez maiores.
Neste
texto, vamos explicar um pouco como temos trabalhado a matemática através do
lúdico. A utilização de diferentes materiais estruturados tem sido muito
positiva para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático dos nossos
alunos e, recentemente, temo-nos debruçado sobre os calculadores multibásicos.
Este
material, deve o seu aparecimento ao português João António Nabais, cujo
percurso na área da psicologia e da pedagogia, sobretudo ao nível dos estudos
matemáticos, foi longo e incidiu na análise crítica do Sistema de Ensino e na
produção de materiais pedagógicos.
Os
calculadores multibásicos, são constituídos por um conjunto de três placas de
plástico, cada uma com cinco orifícios, e um conjunto de cinquenta peças de
seis cores diferentes. Através da sua exploração e utilização, os alunos
desenvolvem de forma lúdica vários aspetos, nomeadamente: contagem de
quantidades, ordenação, jogos em várias bases, compreensão do sistema decimal,
valores de posição (classes e ordens), leitura de números inteiros e operações
aritméticas.
Assim,
a turma do 3.º ano, deu início ao algoritmo da adição e da subtração, através
da manipulação do material. Os momentos destinados à sua exploração têm sido
muito solicitados pelos alunos, sendo que através do concreto é mais fácil
passar para o abstrato. Tal como Nabais nos diz “A verdade matemática deve
saltar dos dedos dos alunos, através de múltiplas e variadas experiências.”
Deixamo-vos
com algumas fotografias que retratam os momentos descritos e com a promessa de
continuar a explorar este e outros materiais.
Biografia:
“Aprender a matemática de uma forma lúdica” de Maria Filomena Caldeira
Professora Bárbara