Semana das Artes e Expressões na Sala 1 Ano A


No nosso Colégio, a semana de 5 a 9 de novembro, foi inteiramente dedicada às artes e expressões e, na Sala de 1 Ano A, vivenciámo-la de uma forma muito intensa.

Começámos logo na segunda-feira, com o professor Nuno na aula de expressão motora, que nos propôs alguns exercícios de equilíbrio, adequados à faixa etária. Sendo o desafio proposto pelo professor, “O Equilibrista", bastante desafiante para os nossos meninos! Algumas crianças estiveram mais tímidas e necessitaram de algum estímulo, mas outras houve que nem hesitaram em ultrapassar os obstáculos.
Na terça-feira tivemos a atividade da semana que mais nos entusiasmou (crianças e adultos): Gotas e Salpicos ao estilo de Pollock! Estávamos todos com roupa própria para pintar e sujar e… foi isso mesmo que fizemos. Começámos um pouco tímidos, mas a liberdade falou mais alto e que bom que foi puder pintar e salpicar sem nos preocuparmos em sujar! Esta pintura foi feita num lençol e, na quarta-feira, utilizámo-lo para jogos de interação: escondemo-nos e brincámos ao cu-cu e, com o lençol em cima da mesa, passámos por baixo de um túnel colorido. Foi mesmo divertido!


Na quinta-feira fizemos o desafio proposto pela Sala de 1 Ano B: Projet’ARTE. Neste desafio tínhamos projetadas na parede da sala diversas obras de arte do surrealismo, acompanhadas de música de Yann Tiersen. Estivemos todos tão atentos a cada obra de arte e os corpos iam-se movimentando ao som da música que os acompanhava!
Terminámos a semana de uma forma muito artística com o Teatro do Biombo, com uma performance de dança-teatro designada  Eu brincoAs nossas crianças tiveram a possibilidade de intervir e de contactar com os materiais que faziam parte do teatro: almofadas, lenços coloridos e bolas de luzes coloridas. Foi um teatro muito interativo, adorámos!

Na nossa sala a Semana das Artes e Expressões foi rica em experiências e novas descobertas!



Educ. Tânia Rodrigues