Semana das Artes e Expressões na Sala 3 anos A


As “Artes e as Expressões” também, invadiram a Sala 3 anos A com o objetivo de conhecermos diferentes movimentos artísticos e variadas formas de nos expressarmos.
“A Magia da Mistura das Cores” veio colorir e divertir a nossa sala. Esta atividade proveio do interesse das crianças quando me encontrava a fazer tinta laranja, juntando vermelho e amarelo e, muito surpreendidas, algumas crianças referiram que tinha feito magia, demonstrando muita curiosidade em perceber o que tinha acontecido. Por isso, nada melhor do que explorar este interesse na semana das Artes e Expressões.
Assim, a atividade iniciou-se com a leitura do interativo livro “Misturas as Cores”, em que as crianças participaram entusiasmadamente, explodindo de felicidade à medida que iam participando na história.

Após a leitura e exploração do mesmo, as crianças foram, em pequenos grupos, confirmar se a magia das cores, que observaram no livro, era real.
No grupo “azul”, as crianças puderam misturar e explorar as tintas (azul e amarelo) com as mãos, o que até permitiu desenhar e escrever sobre a tinta.
No grupo “amarelo”, a mistura de cores (amarelo e vermelho) ocorreu com recurso a diversos tipos de escovas, técnica que entusiasmou os artistas.
Já o grupo “vermelho/magenta”, misturou as cores (azul + vermelho) com o uso de tinta diluída dentro de borrifadores e com o auxílio de pincéis, técnica que surpreendeu as crianças.
No final, em conjunto, misturámos todas as cores primárias para se descobrir qual a cor que ia surgir. Após realizadas algumas previsões, surpreendentemente surgiu uma cor escura, semelhante a castanho!
Depois de descobertas as cores que surgiram e de exploradas as tintas, cada grupo apresentou os resultados para os restantes.



Como forma de registar/documentar estas descobertas, criámos um suporte com papel celofane correspondente às três cores primárias para que possamos fazer experimentações sempre que quisermos, encontrando-se exposto numa das nossas janelas. Também esta descoberta surpreendeu as nossas crianças, uma vez que não só as tintas, mas também as folhas de celofane permitem fazer surgir outras cores.



Esta semana, os nossos “mágicos” irão fascinar as crianças da sala 3 anos B, apresentando os seus truques coloridos!

Também a teacher Débora, o professor Nuno e a professora Inês estiveram envolvidos nesta semana temática. A teacher Débora desafiou-nos a realizar uma pintura coletiva, utilizando a técnica de Pollock. Na aula de educação física, o professor Nuno desafiou-nos a realizar diversos jogos de obstáculos e equilíbrio. Já na aula de música, juntamente com a professora Inês, apelámos à nossa expressão corporal e criatividade para vivenciarmos a canção Carnaval dos Animais.


Educ. Inês