Semana das Artes e Expressões na Sala 3 anos B


Na semana das Artes e Expressões as crianças da Sala 3 Anos B deram vida às personagens da história “A Casa da Mosca Fosca”, através da construção de marionetas e da dramatização desta história.
Sempre que é proposto ao grupo que escolha uma história para ser contada durante a Hora do Conto, “A casa da Mosca Fosca” é sempre uma das escolhidas. Foi tendo em conta este interesse das crianças, aliando também ao interesse demonstrado pelo fantocheiro existente na área do faz-de-conta, que propusemos às crianças a dramatização desta história, com recurso a marionetas de vara.
Como já era de prever a ideia foi recebida com muito entusiasmo. Assim, não perdemos tempo e começámos logo a planear o nosso teatro. O primeiro passo foi definir tarefas para cada um e cada criança escolheu uma personagem ou adereço para construir. Cada um pode escolher os materiais que queria utilizar para a sua marioneta e recorreu às mais variadas técnicas de expressão plástica desde pintura, colagem, rasgagem ou recorte, transformando a sala num verdadeiro ateliê! Nesta construção as crianças puderam contar com a ajuda da Margarida, estagiária da Escola Profissional Magestil. Durante esta azáfama de construção de marionetas e adereços para a peça foi enternecedor observar o espírito de cooperação entre as crianças. Era muito comum ouvir “eu posso ajudar-te” ou “deixas-me fazer contigo?”          


Depois de construídas as marionetas foi altura de ensaiar para a peça. O fantocheiro da nossa sala, que até a esta altura as crianças utilizavam como se fosse uma janela ou o balcão de uma loja nas suas brincadeiras de faz de conta, foi utilizado para se esconderem atrás dele e dar vida às marionetas que tinham construído.
 “Quem vive neste lugar? Quem venho visitar” é uma fala comum entre todos os personagens desta história e foi a “deixa” que todos decoraram, com alguma facilidade pois já a conheciam bem.

Agora resta-nos construir um cartaz para divulgar o espetáculo e construir os convites para entregar às outras salas para poderem vir assistir à nossa peça! Os nossos artistas estão ansiosos por este momento.

Também a teacher Débora, o professor Nuno e a professora Inês estiveram envolvidos nesta semana temática. A teacher Débora desafiou-nos a realizar uma pintura coletiva, utilizando a técnica de Pollock. Na aula de educação física, o professor Nuno desafiou-nos a realizar diversos jogos de obstáculos e equilíbrio. Já na aula de música, juntamente com a professora Inês, apelámos à nossa expressão corporal e criatividade para vivenciarmos a canção Carnaval dos Animais.

Educ. Eunice