Semana das Artes e Expressões na Sala dos 4 e 5 anos


De 5 a 9 de novembro, decorreu a semana das artes e das expressões. À semelhança de anos anteriores, fizemos uma troca de desafios entre salas, os quais surgiram a partir de atividades que estavam a decorrer em cada uma delas. Assim, as crianças dos 4 anos propuseram um desafio aos amigos dos 5 anos e vice-versa.
Na sala dos 4 anos, o desafio que recebemos foi o de criar histórias em torno das construções de legos, que gostamos tanto de fazer, apelando assim à imaginação, criatividade e capacidade de ver e pensar para além do primeiro olhar.
Como tínhamos várias construções de legos em exposição na sala, aproveitámos a reunião da manhã de segunda-feira para apresentá-las em grande grupo: um carro de bombeiros que pode voar pelo ar, um robô que esquia na neve, um barco que voa e salva pessoas e uma nave que voa e aterra.
Em seguida, conversámos sobre qual a construção que iríamos escolher para criar a história e as opiniões foram diversas. Como tal, surgiu a ideia de criarmos grupos em função da construção que cada um preferia, surgindo assim quatro grupos. Assim, em diferentes momentos, cada grupo criou a sua história em torno da construção que escolheu, a qual fui registando por escrito, e cada elemento ilustrou uma parte da mesma.

Já na sala dos 5 anos, o desafio realizado foi o de reinventar a história do Capuchinho Vermelho, a partir da introdução de um ou mais elementos sugeridos pelas crianças dos 4 anos: um castelo, um tubarão-martelo, um autocarro e/ou uma bruxa.
Desafio aceite, foi tempo de pensarmos que elemento(s) quereríamos introduzir, assim como, de que forma íriamos trabalhar a história. A partir deste momento, espontaneamente, começámos a relembrar algumas das formas que utilizámos para dinamizar histórias no ano anterior: “fizemos um teatro”, “contámos uma história com dedoches”, “fizemos um reconto de uma história”, “os 5 anos do ano passado mostraram-nos que também podíamos fazer com sombras”, “o ano passado fomos a uma visita de estudo que tinha marionetas”. Depois de todas estas ideias, resolvemos criar grupos de trabalho de acordo com os interesses de cada um, surgindo assim quatro grupos. Primeiramente, cada um dos grupos definiu o(s) elemento(s) “intruso(s)” e depois deram asas à imaginação criando assim uma nova versão da história do Capuchinho Vermelho.

Brevemente, juntaremos os dois grupos de crianças para partilharmos uns com os outros a forma como vivenciámos cada um dos desafios!

Também a teacher Débora, o professor Nuno e a professora Inês estiveram envolvidos nesta semana temática. A teacher Débora desafiou-nos a realizar uma pintura coletiva, utilizando a técnica de Pollock. Na aula de educação física, o professor Nuno desafiou-nos a realizar diversos jogos de obstáculos e equilíbrio. Já na aula de música, juntamente com a professora Inês, apelámos à nossa expressão corporal e criatividade para vivenciarmos a canção Carnaval dos Animais.

Foi uma semana repleta de desafios que nos permitiram viajar na nossa imaginação e desenvolver o nosso sentido mais criativo.

Educ. Marta e Educ. Patrícia