Semana das Artes e Expressões no 1º Ciclo do Ensino Básico
No
âmbito da Semana das Artes e Expressões, as turmas do 1.º ciclo estiveram
envolvidas em diferentes dinâmicas.
A
turma do 4.º ano preparou a apresentação de uma hora do conto da história “As girafas não dançam” de Giles Andrede.
Na preparação desta apresentação, aliaram a expressão dramática à dança e o
resultado foi muito divertido. A apresentação foi feita para os alunos do 2.º
ano que, em sala de aula, haviam trabalhado as caraterísticas de alguns animais
retratados na história.
Por
sua vez, a turma do 2.º ano dedicou-se à pesquisa de pintores que debruçavam o
seu olhar sobre a Natureza. Surgiram nomes como Cézanne, Hyeronimus Bosh,
Monet, Tarsila do Amaral, Seurat e um pintor português, Tomás da Anunciação. Em
pequenos grupos, elaboraram cartazes com informações biográficas e de estilos
de pintura e, em sessões posteriores, produziram as suas próprias obras,
tentando retratar o estilo do pintor estudado. Por fim, estes trabalhos foram
apresentados à turma do 4.º ano que acabou por também explorar esses artistas
em contexto de sala.
As
turmas do 1.º e 3.ºanos, iniciaram esta semana temática com um passeio pelo
Parque Vale da Montanha, onde contactaram diretamente com a Natureza e
recolheram alguns elementos para posteriormente explorarem em sala.
No
caso da turma do 3.º ano, a recolha de diferentes folhas permitiu um estudo
mais aprofundado acerca das características das mesmas: forma, cor e tamanho,
bem como o conhecimento das plantas de folhas caducas ou persistentes,
conteúdos que têm vindo a ser explorados em sala.
Contámos
também com a visita da mãe e dos avós do Frederico que nos vieram falar sobre
hortas biológicas e sobre os cuidados a ter com as plantas, a sua reprodução e
como de um simples caroço de uma manga pode nascer outra. Observámos um caroço
de uma manga e de um abacate já com raízes e percebemos como todo este processo
se desenvolve. No final, pusemos as mãos na terra, tirámos as sementes de
vários tomates chéries e construímos um tomateiro que estamos ansiosos que dê
fruto.
No primeiro ano explorámos o corpo e a Natureza,
numa simbiose perfeita!
É através dos órgãos e dos sentidos que
conseguimos explorar o que sentimos, mas também a Natureza e o ambiente que nos
rodeia. Neste âmbito, na Semana das Artes,
após a recolha de alguns elementos da Natureza, com os nossos amigos do
terceiro ano, no Parque Vale da Montanha,
nas aulas de Estudo do Meio e de Educação Artística, exploramos os nossos
sentidos, a nossa sensibilidade e, claro, a nossa criatividade, na elaboração
dos nossos autorretratos! Foi tão divertido! Pois, à medida que iam surgindo
esboços dos retratos, íamos partilhando com todos e ríamos à gargalhada!
Na exploração ao parque, ficamos também a saber que
as folhas têm diferentes formas, tamanhos… e que as árvores têm folha
perene/persistente e folha caduca. Sentimos o vento e percebemos que o ar se
movimenta… Sentimos o cheiro a terra molhada, observamos as cores… Corremos ao
ar livre, de braços abertos, como um pássaro quando abre as asas em liberdade!
No regresso ao colégio, exploramos as regras de
segurança na rua!
Foi uma semana de emoções! Sentimos… alegria!
Ainda
no contacto com a Natureza, convidámos também o Sr. Pedro (jardineiro do
Colégio) a construir com os alunos do 1.º e do 3.º anos, um cantinho de ervas
aromáticas. Esta atividade também foi muito enriquecedora para os alunos que,
para além de contactarem com a terra e de perceberem a diferença entre semear e
plantar, ainda assistiram à transplantação de uma planta. Sem dúvida que
encontrámos várias expressões de arte refletidas na Natureza que nos rodeia.
Para
terminar, no 3.º ano, os alunos envolveram-se também numa outra atividade. Uma
vez que a turma finalizou recentemente a leitura do livro “O Rapaz de Bronze” de
Sophia de Mello Breyner Andersen, os alunos propuseram fazer a recriação do
jardim da história. Assim, organizaram-se em cinco grupos de trabalho, tendo
cada um deles ficado responsável pela criação das diferentes personagens da
história. Os alunos recorreram a diferentes técnicas de expressão plástica e à
utilização de vários materiais. O resultado final deixou todos muito orgulhosos.