Semana das Artes e Expressões no 1º Ciclo do Ensino Básico


No âmbito da Semana das Artes e Expressões, as turmas do 1.º ciclo estiveram envolvidas em diferentes dinâmicas.
A turma do 4.º ano preparou a apresentação de uma hora do conto da história “As girafas não dançam” de Giles Andrede. Na preparação desta apresentação, aliaram a expressão dramática à dança e o resultado foi muito divertido. A apresentação foi feita para os alunos do 2.º ano que, em sala de aula, haviam trabalhado as caraterísticas de alguns animais retratados na história.


Por sua vez, a turma do 2.º ano dedicou-se à pesquisa de pintores que debruçavam o seu olhar sobre a Natureza. Surgiram nomes como Cézanne, Hyeronimus Bosh, Monet, Tarsila do Amaral, Seurat e um pintor português, Tomás da Anunciação. Em pequenos grupos, elaboraram cartazes com informações biográficas e de estilos de pintura e, em sessões posteriores, produziram as suas próprias obras, tentando retratar o estilo do pintor estudado. Por fim, estes trabalhos foram apresentados à turma do 4.º ano que acabou por também explorar esses artistas em contexto de sala.


As turmas do 1.º e 3.ºanos, iniciaram esta semana temática com um passeio pelo Parque Vale da Montanha, onde contactaram diretamente com a Natureza e recolheram alguns elementos para posteriormente explorarem em sala.
No caso da turma do 3.º ano, a recolha de diferentes folhas permitiu um estudo mais aprofundado acerca das características das mesmas: forma, cor e tamanho, bem como o conhecimento das plantas de folhas caducas ou persistentes, conteúdos que têm vindo a ser explorados em sala.
Contámos também com a visita da mãe e dos avós do Frederico que nos vieram falar sobre hortas biológicas e sobre os cuidados a ter com as plantas, a sua reprodução e como de um simples caroço de uma manga pode nascer outra. Observámos um caroço de uma manga e de um abacate já com raízes e percebemos como todo este processo se desenvolve. No final, pusemos as mãos na terra, tirámos as sementes de vários tomates chéries e construímos um tomateiro que estamos ansiosos que dê fruto.


No primeiro ano explorámos o corpo e a Natureza, numa simbiose perfeita!
É através dos órgãos e dos sentidos que conseguimos explorar o que sentimos, mas também a Natureza e o ambiente que nos rodeia. Neste âmbito, na Semana das Artes, após a recolha de alguns elementos da Natureza, com os nossos amigos do terceiro ano, no Parque Vale da Montanha, nas aulas de Estudo do Meio e de Educação Artística, exploramos os nossos sentidos, a nossa sensibilidade e, claro, a nossa criatividade, na elaboração dos nossos autorretratos! Foi tão divertido! Pois, à medida que iam surgindo esboços dos retratos, íamos partilhando com todos e ríamos à gargalhada!
Na exploração ao parque, ficamos também a saber que as folhas têm diferentes formas, tamanhos… e que as árvores têm folha perene/persistente e folha caduca. Sentimos o vento e percebemos que o ar se movimenta… Sentimos o cheiro a terra molhada, observamos as cores… Corremos ao ar livre, de braços abertos, como um pássaro quando abre as asas em liberdade!
No regresso ao colégio, exploramos as regras de segurança na rua!
Foi uma semana de emoções! Sentimos… alegria!




Ainda no contacto com a Natureza, convidámos também o Sr. Pedro (jardineiro do Colégio) a construir com os alunos do 1.º e do 3.º anos, um cantinho de ervas aromáticas. Esta atividade também foi muito enriquecedora para os alunos que, para além de contactarem com a terra e de perceberem a diferença entre semear e plantar, ainda assistiram à transplantação de uma planta. Sem dúvida que encontrámos várias expressões de arte refletidas na Natureza que nos rodeia.


Para terminar, no 3.º ano, os alunos envolveram-se também numa outra atividade. Uma vez que a turma finalizou recentemente a leitura do livro “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andersen, os alunos propuseram fazer a recriação do jardim da história. Assim, organizaram-se em cinco grupos de trabalho, tendo cada um deles ficado responsável pela criação das diferentes personagens da história. Os alunos recorreram a diferentes técnicas de expressão plástica e à utilização de vários materiais. O resultado final deixou todos muito orgulhosos.