Semana das Artes e Expressões no 2º Ciclo do Ensino Básico


A semana das artes é uma semana que é celebrada todos os anos no nosso colégio, e não é tomada de ânimo leve! A arte é o que nos move, o que nos dá alento, o que nos pasma e fascina.

A atividade da semana das artes na disciplina de português começou com a discussão da definição da palavra arte. O que é arte para nós? Será que o conceito de arte é igual para todos? 

No segundo ciclo chegamos a conclusões muito interessantes, percebemos que a arte deve ter um intuito de embelezar algo ou de suscitar um determinado sentimento em quem a aprecia. Percebemos também que a arte pode estar nos olhos de quem a vê, e que o que é arte aos olhos de uns, pode não o ser aos olhos de outros.

Após esta discussão muitíssimo rica, os alunos partilharam com a turma textos ou excertos de textos que consideravam arte, os quais foram discutidos em grande grupo.

A prof. Inês também partilhou com os alunos uma obra que considera uma verdadeira obra de arte: o livro “A mãe que chovia” de José Luís Peixoto.


No final, produziram-se reflexões, textos em prosa, em poesia e até piadas. 

A arte, afinal de contas, deve ser apreciada e tem de ser produzida. E o que são os nossos alunos, se não um grupo de (não tão pequenos) artistas? 



Professora Inês de Castro