Correspondência Interescolar na Sala do 1º Ano


A correspondência interescolar constitui-se como uma ferramenta fundamental para difundir os circuitos de comunicação na sala de aula. É uma forma de alargar as aprendizagens, torná-las ainda mais significativas, integradoras e motivadoras, potenciando, assim, o desenvolvimento do trabalho escolar.

A correspondência com outras escolas é uma forma de as turmas MEM tomarem contacto com as vantagens da língua escrita, o seu poder comunicativo e cultural.”, Maria Assunção Folque (1999), in Revista Escola Moderna nº5.

Neste âmbito, ainda no mês de novembro, iniciamos o processo de correspondência com outro colégio. Em momento coletivo de trabalho de texto, numa primeira fase, fizemos uma abordagem ao tipo de texto “carta”, percebendo assim que este é um texto diferente, que obedece a outras regras de escrita. Posteriormente, escrevemos, revimos e finalizamos o texto, onde descrevemos quem somos, o que mais gostamos de fazer na sala de aula, tendo em conta a nossa agenda de trabalho semanal, quais são as nossas atividades… O que será que os nossos correspondentes mais gostam de fazer
na sala de aula? Foi a pergunta que lhes dirigimos também. 




Como queríamos que nos conhecessem não só como grupo, mas também individualmente, cada um de nós desenhou o seu autorretrato, com os quais elaboramos depois uma moldura. Ficou tão bonita! 
Ora vejam…



Por agora… aguardamos ansiosamente a resposta à nossa carta!
Este mês ficamos por aqui… Aguardem notícias nossas!

Prof. Sílvia