Correspondência Interescolar na Sala do 1º Ano
A correspondência interescolar constitui-se como
uma ferramenta fundamental para difundir os circuitos de comunicação na sala de
aula. É uma forma de alargar as aprendizagens, torná-las ainda mais
significativas, integradoras e motivadoras, potenciando, assim, o
desenvolvimento do trabalho escolar.
“A correspondência com outras escolas é uma forma de as turmas MEM
tomarem contacto com as vantagens da língua escrita, o seu poder comunicativo e
cultural.”, Maria Assunção Folque (1999), in Revista Escola Moderna nº5.
Neste âmbito, ainda no mês de novembro, iniciamos o
processo de correspondência com outro colégio. Em momento coletivo de trabalho
de texto, numa primeira fase, fizemos uma abordagem ao tipo de texto “carta”,
percebendo assim que este é um texto diferente, que obedece a outras regras de
escrita. Posteriormente, escrevemos, revimos e finalizamos o texto, onde
descrevemos quem somos, o que mais gostamos de fazer na sala de aula, tendo em
conta a nossa agenda de trabalho semanal, quais são as nossas atividades… O que
será que os nossos correspondentes mais gostam de fazer
na sala de aula? Foi a pergunta que lhes dirigimos também.
na sala de aula? Foi a pergunta que lhes dirigimos também.
Como queríamos que nos conhecessem não só como
grupo, mas também individualmente, cada um de nós desenhou o seu autorretrato,
com os quais elaboramos depois uma moldura. Ficou tão bonita!
Ora vejam…
Por agora… aguardamos ansiosamente a resposta à
nossa carta!
Este mês ficamos por aqui… Aguardem notícias nossas!
Prof. Sílvia