Reinventámos a história do Capuchinho Vermelho a partir de elementos “intrusos”- Sala dos 5 anos


Recebemos este desafio com grande entusiasmo e depressa surgiram diferentes formas de apresentação, relembrando as dramatizações que realizámos no ano anterior. Durante este momento de partilha apercebemo-nos de que algumas crianças não conheciam a história do Capuchinho Vermelho, pelo que lhes sugeri que conhecessem primeiramente a história e que fizessem um reconto da mesma. Este pequeno grupo decidiu fazer as ilustrações com canetas e ficaram espetaculares!
O restante grupo dividiu-se pela forma como queria dinamizar a história, surgindo três grupos: o das marionetas, o das sombras e o dos dedoches. Já divididos escolheram os elementos “intrusos” que queriam utilizar, sugeridos pelas crianças dos 4 anos: um castelo, um tubarão-martelo, um autocarro e/ou uma bruxa e começaram a reinventar a história. Depois de construída a história foi tempo de começarem a construir o seu personagem, recorrendo à negociação. Na construção destas histórias contámos também com o apoio das nossas estagiárias: Catarina e Margot.
O grupo das marionetas recorreu a materiais de desperdício, nomeadamente, rolos de papel higiénico para a construção das suas marionetas.
O grupo dos dedoches recorreu a folhas brancas e canetas e cada um desenhou e recortou o seu personagem, num tamanho reduzido de forma a que se fixasse bem nos dedos de cada um.
O grupo das sombras recorreu a cartolinas pretas para desenhar os seus personagens, fixando-as depois a paus de espetada.
Posteriormente, combinámos com os 4 Anos os dias de apresentação e partilhámos com eles as nossas novas versões da história do Capuchinho Vermelho, todas elas apresentadas de forma diferente! Também os 4 anos nos apresentaram os frutos do desafio que lhes demos!


Adorámos estes momentos de partilhas entre salas!

Educadora Marta Lanhoso