Da canção dos parabéns a um “concerto”- Sala 2 anos B


Desde o início do ano que algumas crianças foram completando o seu segundo aniversário. Isto levou a uma série de comemorações do grande grupo. Sempre que alguém faz anos nós recebemos a sua família para podermos, todos juntos, festejar com um belo bolo de aniversário e um presentinho que todos os meninos fazem para oferecer ao aniversariante.
O Tomás é um “adepto ferranho” da canção dos parabéns e, ao longo dos aniversários foi vibrando de todas as vezes que catávamos a canção, de tal forma, que já nem necessitava que alguém fizesse anos para cantarolar esta canção. O gosto do Tomás acabou por se estender a algumas crianças do grupo e começou a fazer parte das brincadeiras da sala. À medida que isto se foi “propagando” começamos a assistir a pequenos grupos de crianças reunidas na área da casinha, sentadas à mesa, com a mesa posta e legos a fazerem de bolo. Todos juntos cantavam a uma só voz, alto e bom som a canção dos parabéns, simulando em seguida o corte do bolo com as facas de brincar desta área. Os dias foram passando e a esta brincadeira juntavam-se cada vez mais e mais crianças. O certo é que passávamos grande parte das nossas manhãs envolvidos nesta tarefa. 
Numa das nossas manhãs, a Francisca trouxe um objeto para partilhar com os amigos que despertou de imediato a curiosidade e interesse de todos: um microfone de pé. Todos tiveram a oportunidade de experimentar o microfone: uns mais timidamente apenas seguraram no microfone e exploraram os seus botões, outros pegaram no microfone e imitaram os cantores. O Tomás viu nesta partilha mais uma oportunidade de cantar a sua música preferida- os parabéns.
Ao ver o restante grupo a acompanhar esta iniciativa do Tomás, ocorreu-me a ideia de formar uma “banda” com instrumentos musicais e cantar a canção dos parabéns. E assim foi: trouxe os instrumentos para a sala, as crianças escolheram cada uma o seu e, todos juntos, cantámos e tocamos a canção dos parabéns. Foi um momento muito divertido e cheio de significado para o grupo, de tal forma, que propus cantarmos para outra sala. O entusiamo foi geral e a sugestão do grupo foi apresentar a nossa “banda” à outra sala dos 2 anos. Desta forma, realizamos um pequeno convite onde escrevemos o dia e a hora, fizemos ilustrações e levámos à sala dos 2 anos A, da educadora Natacha, que de imediato aceitou o nosso convite.
No dia e hora marcada, estávamos preparados para dar o nosso primeiro “concerto” e arrasámos neste primeiro show. As crianças estavam bastante empolgadas a tocar o seu instrumento que se ouvia bem alto. O Tomás cantava os parabéns audivelmente e a plateia presenteou-nos com uma grande salva de palmas. No final, cada um dos nossos “músicos” deu o seu instrumento a um menino da outra sala para que pudessem eles próprios experimentar.
O entusiasmo foi tanto que os pais ficaram a saber desta nossa atuação e a Mariana (mãe do Lourenço) participou na nossa iniciativa com a partilha de uma piano e uma bateria que trouxe para o Colégio e que todas as crianças tiveram a oportunidade de experimentar.
Este nosso sucesso soube-se pelo Colégio todo e chegamos mesmo a receber um convite da sala dos 3 anos para irmos tocar à sala deles. Uma “digressão!” Uau quem diria! Desta vez, a nossa “banda” apresentou-se com dois microfones, um piano, uma bateria, pandeiretas, maracas, pratos e uma guizeira trazida pela Eunice (mãe do Guilherme) mesmo no dia do nosso “concerto”. Mais uma vez fomos aplaudidos.
Brincar ao faz de conta é muito importante nestas idades e, quando temos uma comunidade educativa que contribui e potencializa estas brincadeiras, tudo faz mais sentido.
Muito obrigada, a quem aceitou o nosso convite, a quem nos convidou, a quem se disponibilizou a trazer os instrumentos…a TODOS muito obrigada!
Estamos de ouvidos e coração cheio!

Educ. Marta