Do campo para a Creche!


O ateliê lúdico-expressivo da semana que passou partiu de uma partilha muito especial: recebemos do campo diretamente para a nossa Creche uma mala com milho amarelo, milho vermelho (sendo este também chamado de milho-rei), pinhas e um álbum de fotografias.
A Creche juntou-se para que todos pudéssemos ver e explorar esta bela partilha. Por haver tanta curiosidade lançámos um desafio aos nossos pequenos:
“Vamos provar milho cozido ao almoço?”
“SIIIIM!”
Depois deste momento de partilha, as salas de 1 ano e o berçário juntaram-se para ver o álbum de fotografias, as pinhas e o milho com mais pormenor. O que nos chamou mais a atenção foram os animais que vimos nas fotografias do álbum: alguns que já conhecíamos, outros que nem por isso. 
As salas dos 2 anos também se juntaram para o momento do ateliê. Começaram por ouvir uma história tradicional intitulada “O grão de milho”. Esta conta a história de um rei que deu grãos de milho cozidos aos seus três filhos para que os colocassem a germinar e, quem o conseguisse fazer seria o futuro rei. A história aborda a importância de sabermos esperar, de sermos honestos e verdadeiros. Depois desta história, exploraram as diferenças do milho cozido e do milho cru e conversaram sobre o que se pode fazer com um e com o outro. Ainda ficou a proposta de fazermos a germinação dos grãos de milho, cozido e cru, para que eles próprios possam constatar o que acontece a um e a outro. Fazendo o registo do evoluir desta experiência.  
Ao almoço, a Creche teve a oportunidade de fazer acompanhar o seu prato principal com o milho cozido. Foram diversas as reacções: houve os que só observaram, os que tocaram e até mesmo os que se atreveram a provar.
Mais uma partilha que nos trouxe tantas experiências! Obrigada!

A Equipa da Creche