Eu sou capaz! - 3º ano


A turma do 3.º ano deu as boas-vindas a 2019 com a leitura do livro “O coala que foi capaz” de Rachel Bright.
Todos nós gostamos de receber presentes no Natal e quando estes são bons livros ainda melhor. Ao partilharmos a história deste coala, num momento acolhedor de leitura coletiva, percebemos que ele vivia muito confortável no cimo de uma árvore e que se sentia muito feliz com a vida que levava. Contudo, apesar de passar os dias na sua zona de conforto, percebemos também que a monotonia nem sempre o alegrava e que o medo de arriscar em algo diferente também era um grande impeditivo à sua felicidade.
Acompanhámos, página a página, os medos e as angústias do coala, mas também a forma como conseguiu libertar-se dos mesmos e passar a ver a vida com outros olhos.
Após a sua leitura, onde inevitavelmente foram surgindo vários comentários e opiniões por parte da turma, fechámos todos os olhos e durante alguns minutos pensámos nos nossos próprios medos e receios. Aos poucos, quem quis, foi partilhando com a turma as suas conclusões e percebemos que todos nós, à semelhança do coala, temos vários medos e receios em relação à vida.
De seguida, organizámo-nos em grupos de cinco elementos e demos continuidade à exploração da história, num momento de Educação Artística, onde cada grupo preparou uma pequena dramatização para apresentar à turma. Em todas, esteve presente um ou mais medos sentidos pelos alunos bem como a forma como os mesmos os poderiam ultrapassar. O medo do escuro, de se perderem dos pais, de contactarem com animais selvagens ou do mar, foram os mais apresentados.
A exploração da história foi, assim, de grande importância para os alunos, ajudando-os a identificar alguns dos seus sentimentos e emoções, a respeitarem os dos outros e a clarificarem se os medos sentidos podem ser ultrapassados (como os do coala) ou se são medos importantes para a nossa segurança.
No final, todos os alunos revelaram confiança ao dizerem “Eu sou capaz!” e, no dia seguinte, chegaram testemunhos de que afinal o escuro não é assim tão mau. Nessa noite, vários alunos apagaram as luzes dos seus quartos e viajaram por diferentes partes do mundo numa grande aventura.
A todos os que lerem este texto, deixamos o desafio de pensarem nos vossos medos e na forma como os podem ultrapassar.
Nós somos capazes! E vocês?


Professora Bárbara