Os Portefólios na Creche


No ateliê desta semana, a partilha foi um instrumento muito importante, que todas as crianças da creche têm, mas que tiveram a oportunidade de olhar, mexer e conhecer através de um outro ponto de vista: o delas próprias.
Devido à idade das crianças, é um instrumento mais manuseado e elaborado pelos adultos do que pelas próprias crianças, sendo um instrumento que mais tarde, no jardim de infância, lhes passa a pertencer um bocadinho mais à medida que vão crescendo. Estamos a falar do Portefólio.
Durante o decorrer da semana algumas crianças estiveram envolvidas na arrumação e organização do próprio portefólio. Foi uma experiência fantástica sentarmo-nos individualmente com cada um, e revermos juntos tudo o que vivemos no primeiro trimestre. Cada um, foi relatando as experiências que se ia lembrando à medida que íamos guardando cada partilha, cada atividade, cada pintura. Foi bom perceber o que foi mais significativo para cada um e a alegria ao recordar.
Melhor ainda foi ver o orgulho e o entusiasmo ao partilharem o seu portefólio com as crianças das outras salas: mostrarem-lhes os seus desenhos, explicarem o que tinham feito e como tinham feito.
As outras crianças puderam ver, mexer e manusear este instrumento tão importante de crescimento e, embora, não se apropriem desse crescimento, tiveram contacto com muitos estímulos, inclusive de várias técnicas de pintura que foi o que lhes despertou maior curiosidade.
Em cada portefólio, havia uma atividade partilhada com as outras salas e, de uma forma ou de outra, todos revivemos alguns momentos que passamos juntos. 
Foi tão bom!

A equipa da Creche