A escrita e a leitura no 1º Ano do Ensino Básico
A
turma do primeiro ano está cada vez mais motivada e autónoma!
As
descobertas estão sempre a surgir e a escrita e a leitura estão a fluir… A
investida na escrita livre tem sido uma constante e os textos, individuais e
coletivos, começam a aumentar.
A
partilha de trabalhos entre turmas é fundamental como forma de elevar os
circuitos de comunicação.
Nesse âmbito, a turma do terceiro ano, partilhou com
o primeiro ano a história: “O coala que foi capaz”, de Rachel Bright e Jim
Field, Presença.
Após
a leitura e reconto da história, o primeiro ano falou sobre as emoções, sobre
os medos e, a partir daí, surgiu a ideia de escrever e ilustrar coletivamente
uma história. Aproveitando os momentos de trabalho de texto em Português e de
Educação Artística, a turma “arregaçou as mangas” e… “deitou mãos-à-obra”!
Passo
a passo, ideia puxa ideia, escreveu-se e ilustrou-se a história. Esta, fala de
um menino, o Júnior, que tinha medo de dormir, pois sonhava muito e tinha
muitos pesadelos. Mas, eis que surge um super-herói, o João Flash, que com os
seus superpoderes e, envolto na sua capa mágica, ajuda o Júnior a perder o medo
de dormir e a sentir-se mais seguro…
Apesar
de ter sido escolhido coletivamente um super-herói para a história, todos
desenharam o seu “João Flash”, que agora têm em casa para ajudar a “proteger
dos medos”!
Professora
Sílvia – 1º ano