A escrita e a leitura no 1º Ano do Ensino Básico


A turma do primeiro ano está cada vez mais motivada e autónoma!
As descobertas estão sempre a surgir e a escrita e a leitura estão a fluir… A investida na escrita livre tem sido uma constante e os textos, individuais e coletivos, começam a aumentar.

A partilha de trabalhos entre turmas é fundamental como forma de elevar os circuitos de comunicação. 
Nesse âmbito, a turma do terceiro ano, partilhou com o primeiro ano a história: “O coala que foi capaz”, de Rachel Bright e Jim Field, Presença.

Após a leitura e reconto da história, o primeiro ano falou sobre as emoções, sobre os medos e, a partir daí, surgiu a ideia de escrever e ilustrar coletivamente uma história. Aproveitando os momentos de trabalho de texto em Português e de Educação Artística, a turma “arregaçou as mangas” e… “deitou mãos-à-obra”!



Passo a passo, ideia puxa ideia, escreveu-se e ilustrou-se a história. Esta, fala de um menino, o Júnior, que tinha medo de dormir, pois sonhava muito e tinha muitos pesadelos. Mas, eis que surge um super-herói, o João Flash, que com os seus superpoderes e, envolto na sua capa mágica, ajuda o Júnior a perder o medo de dormir e a sentir-se mais seguro…

Apesar de ter sido escolhido coletivamente um super-herói para a história, todos desenharam o seu “João Flash”, que agora têm em casa para ajudar a “proteger dos medos”! 

 
Professora Sílvia – 1º ano