A Matemática e os Bebés


A semana anterior foi dedicada à matemática! Andámos muito atarefados a explorar e a descobrir o que é isto da matemática. 
Começámos a semana com a história Não é uma caixa!  A Educadora Débora veio até ao nosso Berçário dinamizar esta história sobre caixas que podem ser tudo o que nós quisermos: desde carros, a cabines telefónicas, aviões e até espreguiçadeira de praia. O limite é a nossa imaginação. Após a dinamização da história, explorámos as caixas de cartão de vários tamanhos. De uma forma muito divertida, andámos de avião, apagámos o fogo de um prédio, entrámos numa cabine telefónica para fazermos chamadas, fomos à praia, deitámo-nos na espreguiçadeira a apanhar sol e a beber um cocktail... foi muito dinâmica esta manhã!



Também esta semana explorámos um túnel sensorial trazido pela Carina: um túnel com alguns objetos de texturas diferentes que nos fizeram, primeiramente, prestar atenção. Para além das texturas este túnel tinha algumas janelas abertas e outras forradas com papel celofane colorido (com formas geométricas) que nós fomos espreitando à medida que nos aproximávamos, adorámos ver o exterior da sala, a Ana, a Inês e os amigos com as variadas cores do papel celofane. Com a confiança ganha, a passagem pelo interior do túnel tornou-se mais divertida e entusiasmante.
Explorámos também as formas geométricas da nossa casa de madeira que faz um jogo de encaixe. Após esta exploração, com a ajuda da Ana e da Inês, tentámos então encaixar o triângulo, a bola e as restantes nas suas formas respetivas. Conseguimos fazê-lo e sempre que ouvíamos o barulho da peça a cair sorriamos e tirávamos a tampa para observarmos. Ficamos muito orgulhosos! 
Fomos também à sala de 1 ano A ouvir outra história, a história A caça ao urso. Prestámos muita atenção a esta história que nos fez estar sempre na esperança de encontrar o urso. No final da história a Educadora Tânia contou-nos que havia um urso escondido na sala. Assim, todos juntos fomos à procura do urso e... eis que o encontrámos escondido, querem saber onde? Dentro da grande casinha que os amigos têm na sala. Ficámos todos muito felizes porque depois de uma grande procura conseguimos encontrá-lo.
Os nossos génios de palmo e meio surpreenderam-nos, como sempre. 

A Equipa do Berçário