À volta dos livros- 3º ano


Os alunos do 3.º ano têm vindo a descobrir, cada vez mais, o gosto pelos livros e pela leitura.
No início do ano, introduzimos em sala um instrumento de pilotagem que nos permite registar o livro que cada um está a ler, destacando o seu nome, o do autor e uma breve descrição da obra. Através deste registo, tanto os alunos como as professoras, começaram a partilhar alguns livros entre si conforme os seus gostos e interesses. É com alegria que todos os dias, vários alunos se fazem acompanhar de um livro até ao Colégio.
Para além da leitura individual de cada um, iniciámos este período a leitura coletiva do livro “Uma aventura em Lisboa” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, estando os alunos cada vez mais curiosos em relação à descoberta do tesouro escondido. Esta leitura tem sido feita maioritariamente em sala mas, a semana passada, decidimos aproveitar o ótimo tempo que se tem feito sentir e fomos até ao nosso jardim. Lá, colocámo-nos à vontade, cada um o mais confortável possível, e demos início à leitura de mais um capítulo.
A leitura é muito importante mas o conforto e o prazer que sentimos ao ler um livro, também. Tal como Vivia Mineker disse “Leitores atraem outros leitores e partilhar momentos de leitura com amigos é sempre um prazer!”
A dinâmica de leitura correu tão bem que já a repetimos e combinámos entre todos que sempre que possível iremos até ao nosso jardim para, entre o som dos pássaros, a brisa ligeira do vento e o calor do sol, desfrutarmos de um momento prazeroso de leitura.
E tem sido assim que a turma do 3.º ano se tem relacionado com diferentes livros, viajando com diferentes personagens e por diversos lugares, dando largas à sua imaginação.
“O livro é uma extensão da memória e da imaginação” Jorge Luís Borges.
 “Um livro é a prova de que somos capazes de fazer magia.” Carl Sagan
Desejamos a todos os que lerem este texto que também se redescubram na magia e no encanto de uma boa leitura e viagem através da vossa imaginação.
Boas leituras!

Professora Bárbara Ribeiro