Alto lá! Chegou à Sala dos 2 anos A a Matemática!


Alto lá!
Chegou à nossa sala a matemática!
Mas quem é a matemática?
A matemática é muito assustadora e prega sustos a quem estiver a deitar fumo das orelhas!
(inspirado no livro O Cuquedo)

Há umas semanas o Cuquedo chegou à nossa sala de forma avassaladora e, eis que na semana da matemática pensámos que faria sentido olhar a história noutra perspetiva.
E de facto, tivemos muitos desafios: todos eles relacionados com a história O Cuquedo. Primeiramente, elaborámos a sequência de imagens da história e foi fantástico como a capacidade de memorização e organização que todos tiveram! No geral, todos realizaram a colagem das personagens sem ter que referir ou mencionar a sequência das mesmas, mas para outras crianças foi necessário relembrar o fio condutor da história: cada um ao seu ritmo e da sua maneira elaborou a atividade de forma autónoma e com bastante entusiasmo.
Outro desafio foi a elaboração de padrões de animais selvagens: a zebra, a girafa e o tigre! Cada um pode escolher o animal e elaborar o padrão do mesmo, respeitando e seguindo a ordem e o critério.
Isto sim foi mesmo desafiante! Obrigou-nos a uma melhor concentração, coordenação oculomotora e o mais importante: a estimulação da criatividade!
No final, expusemos os trabalhos dos padrões em gráfico de barras (do menor para o maior).
Terminámos a semana com o nosso ateliê que esta semana decorreu de partilha do berçário – um túnel com texturas e janelas com as formas geométricas. Foi muito divertido puder experimentar e atravessar este túnel cheio de cores e formas diferentes! Fez as nossas delícias!
Que grande semana…afinal não foi nada assustadora.

Educ. Natacha