As bolachas do Afonso- 5 anos


Na tarde dedicada às descobertas de escrita, a partir das bolachas do Afonso estivemos a tentar formar palavras! Isto porque o Afonso nos trouxe bolachas em formas de letras. Antes ainda de iniciarmos esta brincadeira questionei-os se a queriam fazer em grande grupo ou em pequenos grupos, decidindo dividirmo-nos pelos mesmos grupos que tínhamos organizado na tarde de matemática.
O Afonso pegou no seu pacote de bolachas e aproximou-se de cada grupo, para que, um de cada vez, tirasse uma bolacha, de olhos fechados para que não houvesse escolha de letras. Depois de todos os membros do grupo terem a bolacha, o desafio para todos foi o de tentar formar alguma palavra.
Sempre que um dos grupos comentava que tinha conseguido formar uma palavra, os outros grupos vinham de imediato espreitar, ficando muito empolgados com as descobertas uns dos outros! A primeira palavra encontrada foi “Telma”, explicando logo que tinham virado um “E” ao contrário para passar por um “M”.

Com os contributos de cada um, os três grupos conseguiram formar algumas palavras como “Telma”, “Ré”, “tio”, “Rita”, “ler”, entre outras. Sem dúvida, uma atividade muito divertida que culminou com a degustação das bolachas!
Educadora Marta Lanhoso