Da “invasão” das formigas a um projeto de estudo- 3 anos B
Quando
chegaram à sala as crianças deram conta de que o favo de mel, que o Manuel F.
nos tinha trazido e que tem estado na nossa sala, tinha sido invadido por formigas.
O favo de mel estava repleto destes insetos e as crianças ficaram muito
curiosas…“O que vieram cá fazer?”, “Elas comem mel!”, “Vão levar o mel para
casa em caixinhas”, “São tão pequeninas!” foram algumas das observações. Para
as crianças as poderem ver melhor mostrei-lhes as lupas que temos na sala e
mostrei-lhes como as podiam utilizar para verem as formigas mais aumentadas. Algumas
crianças aproveitaram as lupas para, como se fossem detetives, descobrirem se
existiam mais formigas pela sala, chegando à conclusão que estas estavam apenas
junto ao copo onde estava o favo de mel.
Tendo
em conta este interesse, foi sugerida a realização de um projeto de estudo sobre
estes insetos. Assim, o grupo que mostrou interesse em realizar este projeto
começou por definir tarefas (quem pesquisa no computador, nos livros, quem
desenha) e proceder à pesquisa sobre o assunto. Ao pesquisarem sobre estes
insetos (a sua constituição, onde vivem, o que comem e como transportam a
comida), descobriram que as formigas se sentiam atraídas por alimentos com
açúcar e, uma vez que o mel tem açúcar, tinha sido essa a razão pela qual o tinham
invadido. Depois dos pequenos grupos de trabalho comunicarem ao grande grupo as
suas descobertas, foi altura de registar todas as informações num cartaz
construído pelas crianças.
Propus
também ao grupo a construção de uma formiga tridimensional, com recurso a
materiais reutilizáveis como jornais, rolos de cartão e tampas. Como todas as
crianças do grupo quiseram participar nesta atividade, formámos pequenos grupos
de trabalho cada um deles responsável por construir uma parte da formiga.
Quando colocámos a nossa formiga, pintada de fresco, à porta da nossa sala para
secar, os olhares curiosos das crianças das outras salas recaíram sobre esta…
“Ai, é uma aranha gigante, tenho medo!”, “Que bicho é este?”, foram alguns dos
comentários. A Carminho, da Sala dos 2 Anos A, acordou da sesta a dizer
“Natacha, é uma formiga. É a formiga da Sala dos 3 Anos”. A curiosidade
instalou-se de tal forma na turma da Carminho, que combinámos recebê-los na
nossa sala para lhes mostrarmos a formiga e para lhes comunicarmos as nossas
descobertas sobre este inseto. Foi uma manhã repleta de boa disposição e muitas
partilhas. Nessa manhã, as crianças mais velhas contaram aos mais novos a razão
pela qual tinha surgido o projeto (o ataque das formigas), explicaram o que
aprenderam sobre estes insetos e o Duarte, que não fazia parte do grupo do
projeto, também acrescentou a descoberta que tinha feito em casa sobre os papa-formigas.
Concluímos a comunicação do projeto com aplausos dos mais novos e com a canção
da formiguinha.
Educadora
Eunice