Da “invasão” das formigas a um projeto de estudo- 3 anos B

Quando chegaram à sala as crianças deram conta de que o favo de mel, que o Manuel F. nos tinha trazido e que tem estado na nossa sala, tinha sido invadido por formigas. O favo de mel estava repleto destes insetos e as crianças ficaram muito curiosas…“O que vieram cá fazer?”, “Elas comem mel!”, “Vão levar o mel para casa em caixinhas”, “São tão pequeninas!” foram algumas das observações. Para as crianças as poderem ver melhor mostrei-lhes as lupas que temos na sala e mostrei-lhes como as podiam utilizar para verem as formigas mais aumentadas. Algumas crianças aproveitaram as lupas para, como se fossem detetives, descobrirem se existiam mais formigas pela sala, chegando à conclusão que estas estavam apenas junto ao copo onde estava o favo de mel. 
Tendo em conta este interesse, foi sugerida a realização de um projeto de estudo sobre estes insetos. Assim, o grupo que mostrou interesse em realizar este projeto começou por definir tarefas (quem pesquisa no computador, nos livros, quem desenha) e proceder à pesquisa sobre o assunto. Ao pesquisarem sobre estes insetos (a sua constituição, onde vivem, o que comem e como transportam a comida), descobriram que as formigas se sentiam atraídas por alimentos com açúcar e, uma vez que o mel tem açúcar, tinha sido essa a razão pela qual o tinham invadido. Depois dos pequenos grupos de trabalho comunicarem ao grande grupo as suas descobertas, foi altura de registar todas as informações num cartaz construído pelas crianças.

Propus também ao grupo a construção de uma formiga tridimensional, com recurso a materiais reutilizáveis como jornais, rolos de cartão e tampas. Como todas as crianças do grupo quiseram participar nesta atividade, formámos pequenos grupos de trabalho cada um deles responsável por construir uma parte da formiga. Quando colocámos a nossa formiga, pintada de fresco, à porta da nossa sala para secar, os olhares curiosos das crianças das outras salas recaíram sobre esta… “Ai, é uma aranha gigante, tenho medo!”, “Que bicho é este?”, foram alguns dos comentários. A Carminho, da Sala dos 2 Anos A, acordou da sesta a dizer “Natacha, é uma formiga. É a formiga da Sala dos 3 Anos”. A curiosidade instalou-se de tal forma na turma da Carminho, que combinámos recebê-los na nossa sala para lhes mostrarmos a formiga e para lhes comunicarmos as nossas descobertas sobre este inseto. Foi uma manhã repleta de boa disposição e muitas partilhas. Nessa manhã, as crianças mais velhas contaram aos mais novos a razão pela qual tinha surgido o projeto (o ataque das formigas), explicaram o que aprenderam sobre estes insetos e o Duarte, que não fazia parte do grupo do projeto, também acrescentou a descoberta que tinha feito em casa sobre os papa-formigas. Concluímos a comunicação do projeto com aplausos dos mais novos e com a canção da formiguinha.

Educadora Eunice