Das comunicações à criação de cartões- 5 anos
Na nossa sala, no momento das comunicações, tivemos em
semanas diferentes, a companhia da Sónia (terapeuta da SpeechCare), que se
juntou num dia ao João e noutro à Maria Inês, para apresentar com eles os sons
que tem vindo a trabalhar com cada um. De seguida, fizeram um jogo, apresentando
vários cartões de imagens com estes sons presentes, desafiando-nos a descobrir
qual dos sons constava em cada um deles. Alguns cartões eram “rasteiras” não
contendo nenhum dos sons apresentados. O grupo mostrou-se muito participativo e
motivado em ambas as comunicações, mostrando vontade em repetir estes momentos.
Neste sentido, desafiei a Maria Inês e o João a promoverem novamente esta
atividade com os amigos, pensando em novas palavras que tivessem os sons
apresentados pelos dois.
A Maria Inês e o João aceitaram o
desafio com grande entusiasmo, pensando em palavras, em conjunto, e dividindo
tarefas entre si, quem desenharia o quê, bem como quem escreveria, criando
assim novos cartões. Quando terminaram, combinámos que seriam eles a dinamizar
a tarde de escrita da semana seguinte.
Chegado o dia, a Maria Inês e o João, apresentaram-nos
os cartões que criaram os dois. Para além de contemplarem os sons apresentados
pelos dois, criaram diversas rasteiras, na medida em que tinha sido um dos
pontos que todos tinham apreciado nas comunicações anteriores. Como desta vez
os cartões eram desenhados, este jogo tornou-se ainda mais divertido. Primeiro
tínhamos de descobrir o que representava o desenho e depois indicar qual o som
que se encontrava “escondido” ou referir se se tratava de uma rasteira. Ainda
experimentámos colocar nas palavras sons que não lhes pertenciam, dizendo
palavras sem sentido que despoletaram grandes gargalhadas! Sem dúvida, um
momento divertido e muito enriquecedor para todos, que poderá repetir-se nos
momentos de atividade livre na área da escrita.
Educadora Marta Lanhoso