Das comunicações à criação de cartões- 5 anos


Na nossa sala, no momento das comunicações, tivemos em semanas diferentes, a companhia da Sónia (terapeuta da SpeechCare), que se juntou num dia ao João e noutro à Maria Inês, para apresentar com eles os sons que tem vindo a trabalhar com cada um. De seguida, fizeram um jogo, apresentando vários cartões de imagens com estes sons presentes, desafiando-nos a descobrir qual dos sons constava em cada um deles. Alguns cartões eram “rasteiras” não contendo nenhum dos sons apresentados. O grupo mostrou-se muito participativo e motivado em ambas as comunicações, mostrando vontade em repetir estes momentos. Neste sentido, desafiei a Maria Inês e o João a promoverem novamente esta atividade com os amigos, pensando em novas palavras que tivessem os sons apresentados pelos dois.
A Maria Inês e o João aceitaram o desafio com grande entusiasmo, pensando em palavras, em conjunto, e dividindo tarefas entre si, quem desenharia o quê, bem como quem escreveria, criando assim novos cartões. Quando terminaram, combinámos que seriam eles a dinamizar a tarde de escrita da semana seguinte.
Chegado o dia, a Maria Inês e o João, apresentaram-nos os cartões que criaram os dois. Para além de contemplarem os sons apresentados pelos dois, criaram diversas rasteiras, na medida em que tinha sido um dos pontos que todos tinham apreciado nas comunicações anteriores. Como desta vez os cartões eram desenhados, este jogo tornou-se ainda mais divertido. Primeiro tínhamos de descobrir o que representava o desenho e depois indicar qual o som que se encontrava “escondido” ou referir se se tratava de uma rasteira. Ainda experimentámos colocar nas palavras sons que não lhes pertenciam, dizendo palavras sem sentido que despoletaram grandes gargalhadas! Sem dúvida, um momento divertido e muito enriquecedor para todos, que poderá repetir-se nos momentos de atividade livre na área da escrita.

Educadora Marta Lanhoso