Há poluição?! Onde?- 2º Ciclo


No dia 24 de janeiro, os alunos das turmas do 2.º Ciclo fizeram uma visita de estudo ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia. Esta visita teve como principal objetivo conhecer a arquitetura do edifício, explorar este espaço de conhecimento e aprender mais sobre a exposição Over Flow, de um artista chamado Tadashi Kawamata.
Inserida na Galeria Oval do MAAT, esta evidência de arte foca questões em torno do turismo e da ecologia globais. Por estar inserida numa sala com características tão peculiares, sentimos que, em determinados momentos da visita, fomos entrando por uma onda de lixo, vinda e devolvida pelo mar. Esta exposição, organizada segundo um padrão de critérios, dá-nos a ideia de uma catástrofe ecológica imaginária em que os detritos transportados pelos oceanos engoliram a civilização.
Assim, fomos capazes de refletir sobre a organização dos materiais utilizados, aliada à geometria e à arte na matemática, mas também sobre as questões da poluição e do ambiente.
A partir daqui, estamos a desenvolver um projeto de intervenção social, alertando a população para os perigos que correm as espécies marítimas e dando o nosso contributo para a redução da poluição dos oceanos, ao mesmo tempo que trabalhamos a geometria e avançamos no currículo de matemática.

Professora Vanessa- 2.º Ciclo