Manhã em Família na sala dos 3 anos A: Porque é que existem árvores com e sem folhas?


Esta questão surgiu quando fomos até ao marco do correio entregar a carta ao Pai Natal. Pelo caminho a observação e questionamento do meio envolvente foi uma constante, falámos sobre as folhas caídas no chão, sobre os sinais e regras de trânsito, entre outros assuntos. Mas, a Pilar chamou a atenção do grupo para a existência de árvores sem folhas e outras com folhas e, quando começámos a observar as árvores à nossa volta, todos reparam nesse facto.

Quando questionados sobre o porquê de tal acontecimento ninguém sabia ao certo, apesar de terem surgido várias hipóteses (como ser por causa do vento ou do outono). A dúvida permaneceu e quando chegámos ao colégio até reparámos que no nosso jardim também há árvores com e sem folhas. Por isso, decidimos que teríamos de fazer uma pesquisa sobre esta questão que tanto nos intrigou. Contudo, melhor do que uma pesquisa foi o facto de termos descoberto que a mãe da Pilar “percebe de árvores” e, por isso, convidámo-la a vir até à nossa sala para nos esclarecer esta dúvida.
Com eles trouxeram uma árvore em cartolina, folhas e frutos que pudemos encaixar na mesma consoante a estação do ano.

Para além disso, vimos diferentes espécies de árvores em livros e ainda descobrimos que existem diferentes formatos de folhas.

Para além disso, conversámos sobre a importância das árvores para os seres vivos e para a natureza e da necessidade de as protegermos, tal como o Pai Natal nos aconselhou na carta que nos escreveu.
No final, quando todos pensavam que não gostavam de espinafres fomos então surpreendidos com um apetitoso bolo verde feito com folhas desta verdura. E que apetitoso estava!

Após esta Manhã em Família foi tempo de colorir as diferentes folhas trazidas pelos pais da Pilar e sintetizar e registar as aprendizagens num cartaz para afixar na nossa sala.



Educadora Inês