Manhãs em Família: Construímos um formigueiro com a família da Matilde!- 3 anos B


No dia 5 de fevereiro, inaugurámos as nossas Manhãs em Família! A Odete, o Miguel e a Maria, pais e irmã da Matilde, vieram à nossa sala construir um formigueiro, sugestão do pai Miguel que teve a ideia de dar continuidade ao projeto que foi desenvolvido na sala sobre as formigas. Assim, nesse dia, a família da Matilde trouxe um terrário, uma planta, uma seringa e algodão embebido em água, uma “casinha” para colocar a comida, e uma garrafa de iogurte vazia, para servir de ninho para as formigas. Também trouxe uma formiga rainha, os machos e os operários, pois sem estes membros não existe colónia. As crianças puderam ver de perto as formigas, inclusive aquelas que já estavam dentro do ninho (garrafa) e ficaram muito entusiasmadas com estes novas “inquilinas”, dizendo que estas formigas eram muito maiores que as que tinham atacado o nosso favo de mel. O pai explicou-nos que existem várias espécies de formigas e que a rainha era sempre a formiga maior.
Depois de nos ter contado mais pormenores e curiosidades sobre as formigas, o que enriqueceu ainda mais o nosso projeto, demos início à preparação do formigueiro. Com a ajuda da mana Maria, colocámos a terra, as plantas o bebedouro e o comedouro dentro do terrário e borrifámos com água. Agora, com o formigueiro na sala, surgiu a necessidade de acrescentar mais uma tarefa ao nosso mapa de tarefas: os responsáveis do formigueiro. Estes responsáveis devem certificar-se que as formigas têm água, comida e que o ambiente está húmido e escuro.
Todos os dias a colónia de formigas têm vindo a “redecorar” o seu formigueiro, já sendo visível a construção de um pequeno túnel que as leva até ao comedouro. Tem sido muito interessante observar as formigas a fazer o transporte da comida e a forma como trabalham em equipa para o fazer.
Muito obrigada à Matilde e à sua família por nos terem proporcionado esta manhã tão especial.

Educadora Eunice