Na Sala dos 5 Anos encontrámos a matemática no chá!


Esta semana, na tarde dedicada à matemática, estivemos a pensar que registo é que podíamos fazer a partir das saquetas de chá, da nossa prova. (http://blog.csdbrottier.pt/2019/01/prova-de-chas-na-sala-dos-5-anos-so.html). Durante este diálogo surgiu logo a ideia de contarmos o número de sabores e respetivas saquetas. De seguida, perguntei-lhes como é que podíamos passar esta ideia para o papel. Fomos então buscar uma folha e um lápis, para que as crianças que tinham dado algumas ideias pudessem exemplificá-las. Depois de observarmos todas as sugestões, decidimos utilizar a sugestão do Guilherme de fazermos um pictograma. Em seguida, o Gabriel comentou que o chá dele, embora fosse de laranja, tinha as mesmas letras que o meu chá de menta (tetley), assim como o de algumas saquetas de outros sabores. Percebemos então que tínhamos várias marcas repetidas e surgiu a ideia de as agruparmos e de as passarmos também para o papel. Depois de tanta troca de ideias, perguntei-lhes se ainda poderíamos fazer um terceiro registo e a Maria sugeriu descobrirmos qual o chá preferido de cada um. Individualmente, cada um referiu qual o registo que achava mais interessante e organizámo-nos em três grupos.
Na tarde dedicada à matemática da semana seguinte, os três grupos reuniram-se e decidiram em conjunto como iriam realizar o registo escolhido. O grupo responsável pela quantidade e variedade de sabores decidiu realizar um pictograma, posicionando os sabores por ordem alfabética. Legendaram os sabores e registaram o número total de cada sabor. O grupo responsável pelas marcas de chá agrupou as saquetas por marca, realizando vários conjuntos delimitados com pincel, escrevendo também o número total de cada um dos conjuntos. Por fim, o grupo responsável por descobrir o chá preferido de cada um decidiu primeiro questionar os colegas e selecionar apenas as saquetas de chá nomeadas pelos amigos. Depois de muita troca de ideias, decidiram colar os sabores referidos e escrever por cima da saqueta os nomes de quem tinha elegido aquele chá, fazendo o mesmo para os outros, sendo assim percetível qual o chá preferido de cada criança da sala.
Desta forma comparticipada trabalhámos vários conceitos, tentando ter em conta as diferentes opiniões e ideias de cada um, aspeto este que é tão importante mas que nem sempre é fácil. É através destas vivências que vamos aprendendo que no trabalho de grupo não podemos pensar no “eu” mas sim no “nós”!
Educadora Marta Lanhoso