Pintura com carros na creche


No ateliê desta semana recebemos duas partilhas de salas diferentes, mas, que estavam relacionadas.
A Maria Rita tem um gosto muito especial pela canção do “Popó” e quis partilhar com as restantes crianças da creche. Esta partilha trouxe-nos novas experiências, pois esta é uma canção muito ouvida pelo nosso Colégio, mas que, pelo que nos apercebemos durante a partilha, tem duas versões muito diferentes. Ouvimos então a versão da Maria Rita e cantamos todos, bem alto a uma só voz. A Canção do “popó” fala de uma avó Carolina que tem um automóvel puxado a gasolina e que não para de apitar pipó. Gostámos muito mais desta versão porque ouvimos mais vezes a parte do “Popó” que é a parte preferida dos mais pequenos.
Para completar esta partilha tão melodiosa, um pequeno grupo de crianças dos 2 anos, quis partilhar a pista de carros que estiveram a construir durante a semana para poderem brincar com os carros que têm na sala. A pista é composta por 4 cartões que se conjugam entre si formando assim várias formas de estrada. Nesta partilha as crianças puderam explorar a pista e brincar com os carros ao mesmo tempo que cantávamos a canção.
No momento do ateliê semanal, expandimos esta experiência e juntamos a expressão plástica, permitindo que as crianças brincassem com carros ao mesmo tempo que “desenhavam” várias “estradas” com as rodas sujas de tinta. Nesta exploração as crianças das salas de um ano e do berçário bateram à porta “dos mais crescidos” (sala dos 2 anos) e assim, a folha de papel de cenário no chão, foi a pista de carros e as estradas foram o resultado da nossa interação. Foi um momento muito divertido e enriquecedor para todos, em que explorámos um brinquedo tão apreciado nas salas para realizarmos uma atividade diferente.
A Equipa do Berçário