Uma pista para os nossos carros


Têm sido muitas as partilhas que nos chegam à sala e, ultimamente, muitas delas são em forma de jogos e brinquedos que as crianças trazem para o Colégio para partilhar com os amigos. Algumas partilhas, proporcionam-nos manhãs de diversão, outras dão-nos ideias para melhorarmos as brincadeiras da nossa sala.
Foi o caso da partilha do “Kiko” que nos trouxe um balde de peças de madeira para construirmos uma “cidade” com estradas para os carros. Passamos a manhã de volta deste jogo até que a associação mais lógica surgiu: “nós temos carros na sala, mas não temos estrada para eles”. Sugerimos então ao grupo construir uma estrada para os carros da nossa sala e assim podermos brincar. 

Como as crianças andam muito envolvidas com um jogo em especial -os puzzles- desenhamos uma estrada em quatro placas de cartão que se montam de várias maneiras, à semelhança de um puzzle. As crianças têm que ter como referencia a estrada para poderem explorar as múltiplas possibilidades do jogo.
Dois a dois, pintaram as placas de cartão tendo o cuidado de pintar cada zona do desenho com a cor correspondente. Alguns pinceis escorregaram, mas depois da tinta seca foi fácil retocar. Imprimimos algumas imagens da nossa calçada portuguesa e fizemos alguns passeios para tornar a nossa estrada o mais real possível. Depois de seca a estrada ficou pronta para a experimentarmos e a nossa caixa dos carros ganhou uma nova vida. 

As crianças têm explorado muito mais esta caixa e começam a surgir as primeiras conceções das regras de trânsito:
“Os carros só podem andar na estrada.”
“Passeios não, os carros não podem andar nos passeios!”
“Quando está vermelho temos de parar.”
Brincar continua a ser a melhor forma de aprendermos e aquela que mais gostamos! 


Educadora Marta P.