Vamos à Caça da Matemática- Sala 1 ano A


No nosso Colégio, a semana de 18 a 22 de fevereiro foi dedicada à Matemática. Na nossa sala começámos com a aula de expressão motora do Prof. Nuno, na qual foram explorados alguns conceitos matemáticos. O Nuno preparou um circuito repleto de desafios na qual as crianças tinham que passar por cima dos tijolos, por baixo de uma barra ou por dentro do arco…
Na terça-feira inaugurámos as manhãs em família com os pais da Alice. O Nuno (pai da Alice) é professor de Matemática e não podia passar esta semana temática e não vir ao nosso Colégio dinamizar uma atividade. A sua proposta foi medirmos as crianças com laranjas. Aproveitando as laranjas da quinta dos avós, começámos por sentir a textura e o cheiro das laranjas e depois cada criança, uma a uma, foi medida com a ajuda do Nuno com as laranjas. Através desta dinâmica fomos apreendendo diferentes conceitos matemáticos como: maior, menor, grande, pequeno, mais alto e até a contagem das laranjas. Obrigada aos pais da Alice por esta manhã tão bem passada!
Num outro dia reaproveitámos as laranjas e fizemos sumo e bolo de laranja para o lanche. Foi a nossa primeira experiência culinária em sala e… adorámos!




Na quarta-feira usufruímos da manhã de sol que se fazia sentir e fomos ao jardim ler e dinamizar a história “Vamos à caça do urso”. Este momento foi muito apreciado por todos que, para além de terem adorado a história, no final ainda tiveram oportunidade de ir à “caça do urso”. No jardim tínhamos um urso de peluche que se escondia sempre que era encontrado! E o urso esteve escondido em cima da casinha, em baixo do escorrega, dentro da casinha… A animação e a brincadeira preencheram esta nossa manhã!
Na sexta-feira explorámos um túnel com diferentes cores e formas geométricas juntamente com os meninos da Sala 1 Ano B e do Berçário! O ambiente estava tão calmo, acolhedor e suscetível de mais alguma coisa que aproveitámos o facto de estarmos juntos para partilhar a história do urso (que tanto gostámos) com os amigos destas salas. No final, todos andámos à procura do urso, foi muito divertido!


A semana da matemática foi repleta de novas descobertas e experiências!
Educ. Tânia