À descoberta da matemática nos brinquedos da sala- 2 anos B


A Matemática está presente em todo o nosso dia a dia, quer nos apercebamos dela quer não, o certo é que, está intrínseca em todas as nossas vivências.
Na creche, é fácil apercebermo-nos dela, quando contamos as crianças, quando formamos comboio, quando distribuímos as sopas na hora do almoço e reparamos que faltam 2, quando as crianças verbalizam algumas noções como "há muitos livros", "temos poucas cadeiras" ou "hoje estão a faltar 3 amigos". E naturalmente, sem se aperceberem, as nossas crianças já sabem muito acerca de matemática. Nesta semana, a nossa intenção foi apenas que ganhassem consciência dela, principalmente nos brinquedos da sala que todos tão bem conhecem.
Para isso, construímos e criamos uma serie de “ficheiros” que desafiassem os nossos meninos a descobrir outras formas de brincar com os materiais da sala e que os manipulassem à luz de alguns conceitos matemáticos.
Estes ficheiros foram colocados na sala, à disposição de cada um, para que livremente pudessem explorar e, autonomamente, fazerem as suas descobertas e criarem as suas perceções.
Uns mais intuitivos que outros, todos os ficheiros despertaram a curiosidade do grupo, que facilmente identificou os materiais e os brinquedos que tinham de usar para realizar cada ficheiro. Os mais comuns eram os legos. Depois, foi só criar algumas regras de uso e deixa-los fazer as suas descobertas.
Foi delicioso observar a forma que cada um encontrou para “resolver o desafio”, as estratégias que usou, a forma como pensou e os vários raciocínios que fizeram.
Para completar esta semana, recebemos uma manhã em família que veio fazer o tratamento estatístico de um inquérito com peças de lego. Os pais de Henrique, a Sandra e o Nuno, trouxeram-nos assim uma outra utilidade da matemática e mostraram-nos alguns conceitos básicos como correspondência (um inquérito corresponde a uma peça de lego), número (contagem do número de pessoas que escolheu cada opção do inquérito) e quantidade (concluíram que houve mais pessoas a gostar do pudim terra e menos pessoas a gostar da baba de camelo).
Foi uma semana repleta de descobertas e de desafios cognitivos!

Educ. Marta