A Semana da Matemática no 1º ciclo
Na
semana da Matemática, a turma do 1.º ano
recorreu à construção de jogos matemáticos para explorar alguns conceitos
matemáticos, promovendo assim a interação entre todos, em grupo. Através do Jogo da Memória e do Dominó, os alunos trabalharam a memória, pensamento logico, observação, exploraram a associação do número à quantidade, a classificação de imagens através de um
atributo, o desenvolvimento da leitura e escrita de números, a
correspondência numérica, estimulando ainda o desenvolvimento
do raciocínio.
Neste
âmbito, foi ainda possível, de uma forma lúdica e dinâmica, explorar a
expressão plástica e artística dos alunos, quer nas aulas de Matemática, quer
nas aulas de Educação Artística.
Os
alunos do 2.º e 3.º anos, realizaram
algumas atividades em conjunto.
Começaram
por fazer um concurso de matemática em que os diferentes desafios estavam
relacionados com o cálculo mental. Inicialmente, os alunos organizaram-se em 8
grupos distintos, simulando um jogo da glória em que, à medida que acertavam as
respostas, tinham que avançar uma casa, com o objetivo de chegarem primeiro à
casa final (arco central). De seguida, através do também conhecido jogo do
lenço, os alunos organizaram-se em duas equipas, tendo que dar resposta não só
ao desafio matemático como ao desafio físico-motor, uma vez que em cada uma das
chamadas os alunos tiveram que se deslocar de diferentes maneiras (pé coxinho
ou correr).
O
concurso decorreu no campo de jogos exterior, permitindo aos alunos uma larga
utilização e exploração do mesmo, desenvolvendo as suas capacidades cognitivas
e motoras.
Para
terminar a semana, fizeram um lanche partilhado entre as duas turmas. Os alunos
do 2.º ano confecionaram bolachas de manteiga e os alunos do 3.º ano salame de
chocolate, explorando assim as unidades de medida, o conceito de dobro e a distribuição/partilha
dos alimentos o mais igualitária possível.
Os
alunos do 3.º ano, recorreram ainda aos seus autorretratos, feitos em caixas de
ovos, que fizeram no âmbito da expressão artística, para fazerem contagens e
cálculos numa estrutura retangular.
Os alunos do 4.º ano
expuseram os trabalhos que realizaram, a pares, utilizando a Matemática aliada
à arte.
Iniciaram o trabalho de projeto “À descoberta do outro” em que
fizeram inquéritos aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos sobre as suas preferências.
Trabalharam os dados, construindo tabelas e diversos gráficos. Estes trabalhos
serão apresentados a todos os alunos.
Durante os intervalos, alguns alunos exercitaram o cálculo mental
com o jogo “mul ti pli”.