A Semana da Matemática no 1º ciclo


Na semana da Matemática, a turma do 1.º ano recorreu à construção de jogos matemáticos para explorar alguns conceitos matemáticos, promovendo assim a interação entre todos, em grupo. Através do Jogo da Memória e do Dominó, os alunos trabalharam a memória, pensamento logico, observação, exploraram a associação do número à quantidade, a classificação de imagens através de um atributo, o desenvolvimento da leitura e escrita de números, a correspondência numérica, estimulando ainda o desenvolvimento do raciocínio.
Neste âmbito, foi ainda possível, de uma forma lúdica e dinâmica, explorar a expressão plástica e artística dos alunos, quer nas aulas de Matemática, quer nas aulas de Educação Artística.


Os alunos do 2.º e 3.º anos, realizaram algumas atividades em conjunto.
Começaram por fazer um concurso de matemática em que os diferentes desafios estavam relacionados com o cálculo mental. Inicialmente, os alunos organizaram-se em 8 grupos distintos, simulando um jogo da glória em que, à medida que acertavam as respostas, tinham que avançar uma casa, com o objetivo de chegarem primeiro à casa final (arco central). De seguida, através do também conhecido jogo do lenço, os alunos organizaram-se em duas equipas, tendo que dar resposta não só ao desafio matemático como ao desafio físico-motor, uma vez que em cada uma das chamadas os alunos tiveram que se deslocar de diferentes maneiras (pé coxinho ou correr).
O concurso decorreu no campo de jogos exterior, permitindo aos alunos uma larga utilização e exploração do mesmo, desenvolvendo as suas capacidades cognitivas e motoras.
Para terminar a semana, fizeram um lanche partilhado entre as duas turmas. Os alunos do 2.º ano confecionaram bolachas de manteiga e os alunos do 3.º ano salame de chocolate, explorando assim as unidades de medida, o conceito de dobro e a distribuição/partilha dos alimentos o mais igualitária possível.
Os alunos do 3.º ano, recorreram ainda aos seus autorretratos, feitos em caixas de ovos, que fizeram no âmbito da expressão artística, para fazerem contagens e cálculos numa estrutura retangular.

Os alunos do 4.º ano expuseram os trabalhos que realizaram, a pares, utilizando a Matemática aliada à arte.
Iniciaram o trabalho de projeto “À descoberta do outro” em que fizeram inquéritos aos alunos dos 1.º e 2.º ciclos sobre as suas preferências. Trabalharam os dados, construindo tabelas e diversos gráficos. Estes trabalhos serão apresentados a todos os alunos.
Durante os intervalos, alguns alunos exercitaram o cálculo mental com o jogo “mul ti pli”.

 Foi, sem dúvida, uma semana muito divertida e com novas experiências.