A Tesoura Susana- 5 anos


Numa tarde de dinamizações de histórias dividimo-nos em dois grupos, uma vez que algumas crianças queriam escolher uma história conhecida para dinamizar e outras queriam trabalhar uma história de uma outra forma, relembrando que tínhamos na biblioteca um livro que, no início do ano, comentámos que ninguém conhecia: “Aqui há gato”. Li-lhes essa história e, durante a leitura da mesma, fomos reparando nas reações uns dos outros ao verem as ilustrações tão diferentes, todas a preto e branco e com códigos de barras. Aproveitando este encantamento, perguntei-lhes se queriam fazer um desenho inspirado nestas ilustrações, seguindo-se um “SIM” geral. E assim foi, cada um experimentou utilizar um código de barras no seu desenho, mas de forma geral optaram por usar muitas cores, resultando diferentes personagens.
Depois de cada um apresentar o seu desenho desafiei-os a escrevermos uma história a partir dos mesmos, surgindo assim a história da Tesoura Susana. Esta história centra-se na Tesoura Susana que vai passear e encontra no seu caminho vários animais, passando até pelo ZOO. Já em casa, recebe uma surpresa dos seus pais: um rato, chamado Paquito, relembrando desta forma o nosso amigo Paquito (porquinho da Índia que esteve connosco na sala dos 3 e 4 anos). 
Depois de estar escrita a história a rascunho, dividimos tarefas entre todos, quem queria escrever, quem queria recortar as imagens de cada um, quem queria ilustrar as páginas e quem queria colar. Terminada a história chegou o momento de decidirmos quem iriamos convidar para assistir à dinamização da mesma e a Maria Inês sugeriu convidarmos a Turma do 1ºAno, para lhes retribuirmos o convite. Fizemos-lhe então o convite e no dia e hora combinada recebemos os nossos amigos mais velhos na nossa sala, dos quais recebemos várias apreciações e sugestões.

No final da apresentação, ainda fomos surpreendidos pelos nossos amigos mais velhos que nos ofereceram o famoso João Flash, para nos proteger a todos dos pesadelos. Gostámos muito desta partilha entre salas!

Educadora Marta Lanhoso