As conchas e o fundo do mar- Sala 1 ano B


Como vieram as conchas parar à sala 1Ano B? Foi a Paloma! 
A Paloma foi até à praia e trouxe conchas grandes para partilhar com os amigos! Numa primeira exploração a Paloma, muito orgulhosa, dava uma concha a cada criança, mostrando-lhes como estas rodopiavam no chão. Todos olhavam fascinados e começaram também a explorar este elemento da natureza. Descobriram assim que as conchas produziam um som quando batiam umas nas outras. Foi uma animação! Estas conchas eram todas muito diferentes e assim chamei à atenção do grupo para as suas diferenças relativamente ao tamanho, à cor e à textura.



Surgiu, assim, a ideia de recriarmos um fundo do mar a partir de uma caixa transparente que estava na sala. Primeiro juntámos a areia, depois a água e por fim as conchas e, ainda, um peixe que a Paloma também trouxe… surgiu um fundo do mar. Todos quiseram explorar e mexer nestes elementos com tantas texturas diferentes, surgindo naturalmente pequenas gargalhadas.
Por fim, passámos o fundo do mar para o papel. Pintámos com canetas de cor azul um papel e colámos areia e as conchas! Uau…ficou exposto na nossa sala para podermos tocar sempre que quisermos.  Também expusemos na sala o peixe dentro de água! É muito divertido tocar neste objeto pois a água movimenta-se e o peixe também!


E assim, a explorar e a sentir, descobrimos o mundo que nos rodeia de uma forma lúdica!
     
Educadora Vanessa