“Atlampas”- 2º Ciclo


Atlampas! Foi este o nome que decidimos dar à exposição que criamos! O nosso oceano está cansado, saturado, cheio. De tampas, de garrafas, de plástico, de lixo.
Com base na visita de estudo ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, os alunos do 2.º Ciclo abraçaram este projeto de intervenção social e construíram uma exposição que retrata não só a dura realidade que o mundo apresenta, como se debruça sobre a geometria das formas e o ambiente.
“A poluição dos oceanos é um motivo de muita preocupação para a humanidade. Nas últimas três décadas, o processo de poluição das águas marinhas se intensificou, chegando ao ponto em que os oceanos não conseguem mais se regenerar naturalmente.” (grupo escolar, 2019). É por isso que é urgente intervir. É por isto que é necessário alertar, espelhar, mostrar.
Inspirados no artista Tadashi Kawamata, os alunos recolheram lixo, construíram animais marinhos, pesquisaram sobre os efeitos da poluição nestas espécies e simularam a entrada no mar, até às suas profundezas, onde infelizmente também já se encontram marcas do impacto que as ações humanas provocam nos ecossistemas.
O som que poderás ouvir ao entrar na exposição foi também criado pelos alunos na aula de música, utilizando outros objetos para representar a rebentação das ondas, a agilidade das águas e os movimentos dos animais, aliado a frases atuais que mostram o quão saturado está o oceano.
Com esta exposição, queremos chegar às pessoas, às praias, ao mar, ao mundo. Queremos mostrar que somos nós que temos que fazer a diferença, reduzindo, reutilizando e reciclando.
Esperamos pela vossa visita!







Professora Vanessa – 2.º Ciclo