Dois passeios matinais e tantas descobertas- 3º ano


Na quinta-feira passada, a turma do 3.º ano fez uma bela caminhada matinal, desde o nosso Colégio até à Avenida da Igreja (Alvalade). Este passeio surgiu com o intuito de mostrar aos alunos, o melhor possível, o comércio local em funcionamento.
Durante a nossa caminhada, os alunos repararam nos pormenores da calçada portuguesa, tão representativos da nossa cultura, e apreciaram o excelente tempo que se fez sentir.
Ao chegarmos à Avenida da Igreja, dividimo-nos em dois grupos, cada um com uma das professoras, e entrámos em diferentes lojas. A primeira foi “A Mariazinha”, cuja especialidade é a venda de chás, cafés e frutos secos. Fomos muitíssimo bem recebidos, ficámos a saber que esta loja já existe em Alvalade há 61 anos e que a maior parte dos produtos são fabricados em Portugal, apesar de alguns também serem importados do estrangeiro. No final, comprámos uns bolinhos e umas línguas de gato para acompanharem o nosso lanche e a Sra. ainda nos ofereceu um rebuçado a todos.
De seguida, entrámos na florista “Fleur de Paris” (antiga Monceau Fleur) e descobrimos que as únicas flores que aqui se vendem são rosas e que são originárias de várias partes do Mundo, sobretudo do Quénia, sendo a importação o forte desta loja.
Fomos ainda a uma loja de roupa “Filipe Martins Boutiques” que nos chamou logo a atenção por ter um grande anúncio de promoções até 70% na montra. Aqui, não pudemos deixar de recorrer ao cálculo mental para perceber quanto teríamos de pagar se quiséssemos comprar algumas peças de roupa.
Por último, fomos ao “Quiosque Fantástico” onde conhecemos a Sra. Helena que desde os seus 3 anos de idade frequentava o quiosque que era dos seus pais. Hoje em dia já é avó de dois netos e continua neste quiosque tão conhecido em Alvalade.
Em todas as lojas que entrámos fomos muito bem recebidos e os comerciantes responderam de forma clara a todas as curiosidades dos nossos meninos.
Com este passeio, percebemos que as compras feitas no comércio de rua proporcionam maiores momentos de interação entre os comerciantes e os consumidores, que a maior parte destes comerciantes já ali trabalha há vários anos e que gostam muito do que fazem e desta interação com o público, que Portugal importa e exporta vários produtos e que os comerciantes têm um ou mais produtores com quem trabalham.
Foi uma manhã muito rica onde vivenciamos e pusemos em prática os conteúdos que temos estudado em sala acerca do comércio local e de rua.

Na sexta-feira, ainda com a energia do dia anterior, os alunos deslocaram-se de autocarro até à Torre de Belém onde fizeram uma visita ao monumento e descobriram mais acerca do mesmo e das suas funções no passado.
Após esta visita, deslocámo-nos, em passeio e a pé, até ao Mosteiro dos Jerónimos onde, também aqui, aprendemos mais acerca deste monumento, da sua construção e das lendas que lhe estão associadas.
Através destas duas visitas, também nos questionámos acerca do tesouro escondido que sabemos que existiu, algures em Lisboa, através do livro que estamos a ler em sala “Uma aventura em Lisboa” de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

E assim terminámos uma semana, cansados mas muito felizes com os passeios e as aprendizagens que fizemos.
Professora Bárbara Ribeiro