Manhã em família na sala 2 anos B: Culinária e Matemática


As crianças da sala dos 2 anos B receberam mais dois momentos de manhã em família com a Sandra e o Nuno, pais do Henrique, que dinamizaram duas atividades, em manhãs diferentes, que se relacionaram entre si.
Começámos com culinária, na primeira manhã da família do Henrique: confecionamos dois doces que esta família aprecia muito: Pudim Terra (mousse de oreo) e baba de camelo.
Selecionamos todos os ingredientes, contamos um a um, vimos a sua cor e cada criança participou ativamente no triturar,  misturar, no bater e envolver de cada doce. As crianças adoram culinária e são, por norma, participantes ativos. Nesta manhã mostraram isso mesmo aos pais do Henrique, que se iam maravilhando com tanto entusiasmo.
Uma vez prontos os doces, e por se tratarem de doces não muito adequados aos mais pequenos, estes foram destinados a uma prova gastronómica para a equipa pedagógica do Colégio. Cada pessoa teria de provar os doces e responder a um inquérito de qual dos doces gostava mais ou se não gostava de nenhum. Para que este inquérito fosse percebido pelas nossas crianças, atribuímos uma cor a cada uma das opções, assim, definimos que a mousse de oreo seria representada pela cor azul, a baba de camelo pela cor verde e nenhum dos dois doces pela cor amarela. É claro que demos a provar uma porção muito pequena aos nossos meninos que pareceram aprovar TUDO pois só ouvia “quero mais” e “é bom, gosto”. 

Estava terminada a primeira manhã em família da Sandra e do Nuno, com a confeção de dois doces para que a equipa do Colégio provasse, assim como a realização de um inquérito para preencher justamente no momento da prova. Estava também feita a preparação para o segundo momento, uma segunda dinâmica com a família do Henrique, que propuseram, voltar ao Colégio precisamente na semana seguinte, semana da matemática, para fazer com o grupo, o tratamento estatístico dos dados recolhidos no inquérito realizado na prova dos doces.
Foi assim que, na segunda manhã em família, recebemos de novo a Sandra e o Nuno, que se fizeram acompanhar de peças de lego das cores utilizadas no preenchimento do inquérito. O desafio era distribuir a cada criança uma folhinha do inquérito e que cada uma colocasse, a peça da cor correspondente, juntamente das outras construindo uma torre, como se fosse um “gráfico de barras” com legos. No final, concluímos que o preferido foi o pudim terra, em segundo ficou a opção "não gostou de nenhum" e por fim baba de camelo. Foi uma forma muito interessante que os pais do Henrique encontraram para partilharem aquilo que sabem fazer melhor e, juntos, proporcionaram dois momentos em família distintos mas que se completam…
e não e isso que as famílias são? Pessoas destintas que se completam!
Muito obrigada, adorámos! 

Educadora Marta