Manhã em família na sala dos 2 anos B: Como cuidar de um cão?


Esta quinta-feira, dia 28 de março, recebemos a Maria e o Bruno, pais do Manuel, para mais uma manhã em família. O Bruno e a Maria chegaram ao Colégio acompanhados da Daisy e da Amora, dois dos seus animais de estimação: duas cadelinhas que fizeram as delicias das nossas crianças.
Inicialmente, os nossos menonos, um pouco apreensivos, olharam para estas duas amiguinhas de quatro patas com algum receio, mas, à medida que a Maria foi fazendo as apresentações e, que as cadelinhas se iam chegando a nós para receber festas, as crianças acabaram por se sentir mais à vontade e o receio inicial deu lugar à curiosidade e à excitação.
Começámos por dar festinhas à medida que se iam sentindo mais à vontade: houve quem preferisse a Daisy e quem simpatizasse mais com a Amora. Depois, tivemos a oportunidade de dar de comer pelas nossas mãos, com os dedos bem esticadinhos. E aqui a emoção foi muita- por um lado a “adrenalina” de deixar a boca do cão chegar perto da mão e por outro as cócegas que os bigodes e a língua faziam.
Em seguida, vimos como se escova o seu pelo e, uma coisa muito importante, percebemos que cada uma das trelas tem uma caixinha com sacos de plástico para apanhar as necessidades fisiológicas que as cadelas fazem “na rua, no chão” como afirmou a Francisca.
Depois, a Maria mostrou-nos o que a Amora usa para passear quando faz chuva- uma capa impermeável amarela que lhe ficou um arraso.
Por fim, cada criança teve a oportunidade de passear uma das cadelinhas de trela e aqui, os sorrisos, o olhar compenetrado, o cuidado e o orgulho foram notórios. O Manuel ajudou nesta tarefa e com orgulho mostrava as suas amiguinhas aos amigos do Colégio.
Despedimo-nos desta maravilhosa família sob o olhar atento e “crescido” do Manuel que se conseguiu despedir dos pais e das cadelinhas, apesar de no seu olhar se ver um pedido para ficarem. Foi uma experiência que adorámos e que já ansiávamos há algum tempo.
Muito obrigada Maria e Bruno!


Educ. Marta P.