O jogo do dominó e a matemática na Sala dos 3 Anos B


Na semana da matemática, para irmos ao encontro dos interesses das nossas crianças, decidimos organizar a semana em torno de um jogo que tem causado muita curiosidade junto do grupo: o jogo do dominó. Há já algum tempo que temos um dominó na área da matemática, que as crianças têm usado para empilhar e fazer construções. Numa reunião da manhã, começámos por falar sobre o dominó e mostrámos-lhes que também podíamos fazer um jogo com estas peças. Depois disto, em pequenos grupos, foi altura de explorarmos um pouco mais as regras deste jogo. O desafio era então fazer corresponder as peças entre si tendo em conta a mancha gráfica das pintas.
Também fizemos o jogo do “estacionamento” com as peças do dominó. Neste jogo as crianças tinham de tirar uma peça do dominó de dentro da caixa e contar o número total de pintas. Depois disto, deviam “estacionar” esta peça no “lugar” com o número correspondente. Este jogo despoletou tanto entusiasmo que decidimos colocá-lo na nossa área da matemática para as crianças o poderem jogar sempre que quiserem. Em breve, iremos partilhar com os colegas da sala do lado as nossas descobertas sobre o dominó e o “jogo do estacionamento”.
No dia 19 fomos até ao Museu Coleção Berardo, em Belém, participar na atividade “O dominó começa no Miró”. A guia do museu ia-nos mostrando peças de um dominó que, em vez de ter as tradicionais pintas tinha imagens de obras que estavam no museu. As crianças tinham de observar as imagens e descobrir essas obras no museu. Durante este jogo as crianças descobriram esculturas, colagens e pinturas de Miró e de outros artistas. No final da visita fizemos o jogo do dominó com essas peças, onde cada um colocou a sua peça no local correto.


Educadora Eunice