O Romeu…- 1º ano


No passado mês de fevereiro, a turma do primeiro ano viveu uma experiência única, mesmo muito interessante!
Mas vamos contextualizar…
Pelo aniversário de uma aluna do primeiro ano, foi proposto à turma o apadrinhamento de um animal do Jardim Zoológico de Lisboa. Neste âmbito, foram selecionados alguns animais e, após votação, foi escolhido o Tigre- de- Sumatra, a quem carinhosamente deram o nome de Romeu!

Mais tarde, a mãe da aluna do primeiro ano, conseguiu estabelecer contacto com o Zoo para que a turma do primeiro ano pudesse ver o Romeu e saber um pouco mais sobre os seus hábitos. A turma adorou a ideia!
No dia e hora marcados, a turma do primeiro ano estabeleceu contacto com o Zoo, via Skype e com a preciosa ajuda de um Biólogo, foi possível descobrir imensas curiosidades sobre os Tigres- de- Sumatra, nomeadamente, que: estes animais de grande porte vivem na ilha de Sumatra, na Indonésia, são mamíferos, ferozes, são carnívoros, possuem patas musculosas com garras afiadas, a cor do pelo é ocre - alaranjada, quase castanha, com riscas negras e largas para se camuflarem na natureza, nas florestas tropicais. É a subespécie de tigre mais pequena do mundo! É considerado um animal em estado crítico de extinção! Atualmente em estado selvagem, existem cerca de 400 tigres! É verdade! Apenas 400! É uma espécie ameaçada pela perda do habitat sobretudo para produção de óleo de palma, pela caça para o comércio ilegal e pela perseguição direta pelo Homem.






O Biólogo explicou ainda que, no Zoo, colocam a sua alimentação nos troncos das árvores para que os tigres subam e a alcancem, fazendo assim alguma ginástica.
Têm também um grande lago ao seu dispor, porque estes tigres gostam muito de água, bastante vegetação, e algumas plataformas para poderem subir e saltar, para que sintam que estão no seu habitat natural.
Nesta visita guiada pelo Biólogo do Zoo, via Internet, ficamos a perceber que o Jardim Zoológico tem o importante papel de conservação da Biodiversidade.
Aprendemos muito! Foi uma verdadeira aula de Educação Ambiental e de Cidadania!
Professora Sílvia