“Os bebés não sabem pintar com pinceis!” - Pintura Coletiva entre as Salas 3A e 1A


Ir à sala dos bebés “para lhe darmos comer, abraços, beijinhos e ver a irmã do Afonso”, tem sido um interesse que o grupo da sala dos 3 anos A tem manifestado desde há algum tempo. Por isso, decidimos debater esta ideia e torná-la mais interessante. Então várias ideias surgiram, como fazer pinturas com os bebés, “mas eles não sabem pintar, sujam-se ou comem a tinta” foram algumas das ideias ouvidas. Também pensaram em cantar uma canção ou até ensinar-lhes a cozinhar, mas isso “era perigoso para os bebés e eles também só comem papa”! Foi então que uma das crianças sugeriu que podiam ser eles a ensinar-lhes a pintar ou a cozinhar!
Escolhemos qual a sala que gostávamos de visitar e fomos falar com a educadora Tânia para saber a sua opinião. Ficou assim combinado fazermos uma pintura a pares.
Muito curiosas e interessadas, as crianças da sala 1A vieram até à nossa sala na passada terça-feira e a pares fizeram uma obra de arte. Com esta atividade conjunta foi explorado o sentido de partilha, de responsabilidade e de cooperação, onde os mais velhos ajudaram e ensinaram os mais novos e onde estes puderam surpreender os mais crescidos!
E assim nesta divertida entreajuda pudemos esclarecer a nossa dúvida: “será que os bebés conseguem pintar com pincéis?”. Qual não foi o espanto quando percebemos que sim! E muito bem! Apesar de “não saberem escorrer os pincéis e pintarem a mesa!”.

Terminadas as obras de arte foi tempo de tornar o nosso corredor mais colorido e expô-las sob o olhar observador e crítico de quem as elaborou. 

 Educadora Inês