Porque é que os animais estão em vias de extinção?- Sala 3 anos A


Estávamos nós a conversar sobre o tema da nossa festa Carnaval Ark e sobre a exposição de animais em vias de extinção afixada no corredor, quando alguém se questiona porque é que alguns animais se encontram em vias de extinção


Várias hipóteses foram discutidas, mas como ninguém tinha a certeza, decidimos que devíamos pesquisar. Por isso, fomos até à nossa biblioteca e ao computador para investigar. Ficámos muito espantados pelo facto de existirem pessoas que não preservam a biodiversidade do nosso planeta. Descobrimos que “existem caçadores que matam os animais para comer”, mas também para utilizarem as suas peles para fazerem roupas, tapetes, entre outros. Para além disso, ficámos ainda a saber que existem pessoas que destroem os habitats dos animais, como “a selva, a savana e as florestas” para construir cidades, ficando “os animais sem casa para viverem”. Mas, para além disso, também relembrámos mais uma vez a importância de fazer a reciclagem e de não deitar lixo para o chão, pois ao poluirmos o ambiente estamos a contribuir para que “os peixes e as tartarugas comam os plásticos e morram”.
Com esta pesquisa ficámos mais sensibilizados para a importância de preservar a natureza e os animais que nela habitam.
Decidimos então desenhar alguns animais em vias de extinção, por isso, cada um escolheu o que gostava de ilustrar e fomos fazer desenho à vista no nosso corredor. 

É quando as dúvidas surgem, quando as crianças se interrogam, quando as ideias são confrontadas e surgem diferentes opiniões, que as crianças se envolvem e ganham gosto em querer descobrir mais, investigar e pesquisar e assim se gera conhecimento, autonomia, pensamento crítico, capacidade de tomar decisões e de analisar situações.


Educadora Inês