Semana da matemática na Sala dos 4 anos


Entre 18 e 22 de fevereiro, teve lugar mais uma semana temática, desta vez sobre matemática. E porque também podemos brincar com matemática, na nossa sala partirmos à descoberta da matemática contida nos jogos e nas construções que tanto gostamos de fazer.
Por um lado, a visita de estudo “O dominó começa no Miró”, que realizámos na semana anterior, despertou-nos a curiosidade para o jogo do dominó, o qual mostrámos interesse em perceber melhor e jogar novamente. Na reunião da tarde, após a visita de estudo, a Madalena disse que tinha em casa o dominó com imagens e que podia trazer para jogarmos, ideia que agradou a todos. Combinámos então explorá-lo em sala durante esta semana. Para que todos pudéssemos vivenciar este jogo de forma significativa, organizámos 4 pequenos grupos de 6 elementos. Cada grupo, na sua vez, jogou com entusiasmo a sua partida de dominó, ficando a compreender melhor a dinâmica deste jogo e as suas regras.
Por outro lado, durante a exploração das áreas, algumas crianças, que optaram pela área da matemática, começaram a explorar os blocos lógicos para reproduzir imagens de ficheiros desta área. Aproveitámos este interesse para desafiar o grupo a dar asas à criatividade, propondo-lhes que cada um criasse as suas próprias construções, diferentes das já existentes nos ficheiros, recorrendo, para tal, às figuras geométricas. O desafio foi aceite com entusiasmo e ao longo da semana foram surgindo construções muito originais e cada vez mais elaboradas e criativas. Algumas crianças optaram por explorar também as potencialidades de outros materiais da área, tais como os cubos de encaixe e as barras cuisenaire, a partir dos quais criaram diferentes figuras e descobriram até que podem construir letras e escrever os seus próprios nomes! Posteriormente, já na semana seguinte, cada um fez o registo individual da(s) suas(s) construção(ões) que estão expostas em sala, na nossa área da matemática.

Estivemos todos muito envolvidos nas várias dinâmicas e ficámos muito mais despertos para as diferentes descobertas que podemos fazer nesta área.
Educ. Patrícia