À descoberta d’ “Os Sons do Mundo”- Visita de Estudo (4 e 5 anos)


Na terça-feira, dia 26 de março, as crianças das salas dos 4 e dos 5 anos tiveram mais uma visita de estudo, desta vez ao Conservatório de Música de Sintra, onde participaram numa oficina musical, que os levou a fazer uma viagem pelos Sons do Mundo.
À chegada fomos encaminhados para uma sala onde se encontrava à nossa espera o dinamizador Nuno Cintrão, rodeado de instrumentos e diversos materiais, num ambiente de suspense, que nos cativou logo a atenção. Em seguida , começou a tocar uma música na sua viola, fazendo-nos embarcar numa breve viagem por alguns países do mundo através de jogos sonoros e com recurso a diversos instrumentos, lenga lengas, canções.
Nesta viagem ficámos a conhecer diferentes instrumentos musicais e a saber a sua origem, como se toca cada um deles e o som que produz e até alguns de nós puderam experimentá-los. Alguns desses instrumentos eram mais fora do comum, tais como: o berimbau, o berimbau de boca e a calimba.
Descobrimos também que podemos encontrar ou produzir música a partir de qualquer elemento ou material, produzindo brincadeiras sonoras através de instrumentos não convencionais, isto é, tubos de plástico, vassoura de palha, com folhas secas, criando sonoridades que imitam sons da natureza.
Foi por isso uma manhã muito enriquecedora que nos despertou para uma maior consciência musical!


Educ. Patrícia e Educ. Marta
(4 e 5 anos)