Grupos de Histórias- Sala dos 5 anos


Tudo começou numa tarde de dinamizações de histórias quando percebemos que tínhamos três sugestões em cima da mesa, uns queriam fazer um teatro, outros queriam dinamizar a história do “Tio Lobo” com marionetas e outros queriam escrever uma história. Posto isto, decidimos então dividirmo-nos em três grupos de histórias, de acordo com os interesses das crianças. E, assim foi, a partir daí combinámos que nas tardes de dinamizações de histórias seguintes nos dividíamos, para que cada grupo pudesse desenvolver as suas ideias.
O grupo do teatro escolheu a história do “Oops” para dramatizar e começaram logo a negociar as personagens uns com os outros, começando de seguida a ensaiar espontaneamente. De ensaio para ensaio foram-se lembrando de recorrer a diferentes materiais da sala para enriquecer a apresentação. Combinaram também haver alguém responsável por contar algumas partes das histórias. E, por fim, resolveram fazer máscaras para se parecerem com os animais do livro. Concluídos os ensaios, escolheram convidar a turma do 4ºAno para assistir, fazendo-lhes o convite.
O grupo do “Tio Lobo” manifestou logo vontade de utilizar marionetas, a partir de colheres de pau. Antes de iniciarem as marionetas distribuíram as personagens e perceberam que havia mais crianças do que personagens, desencadeando-se um conflito cognitivo, até que lhes sugeri dividirem algumas falas. Em pequeno grupo decidiram então dividir as falas das duas personagens principais, passando a haver duas “Carmelas” e dois “Tios Lobos”. Contudo, decidiram também que cada um realizaria a sua marioneta. Para a construção das marionetas utilizaram diferentes materiais de expressão plástica assim como material de desperdício. Depois de terminadas as marionetas e de realizados vários ensaios decidiram convidar a turma do 2º Ano para vir assistir a esta dramatização, elaborando um convite.
O grupo da Moranguinho, apenas sabia que queria escrever uma história nova, aceitando a vontade da Laura de termos como protagonista principal a personagem da Moranguinho, de quem a Laura tanto gosta. Todos aceitaram e sugeriram recorrermos às personagens amigas da Moranguinho, colocando-as num contexto novo e com uma nova personagem: um lobo! Durante a escrita da história tivemos de ouvir as várias ideias, selecioná-las e colocá-las num fio condutor que fizesse sentido, sendo esse o maior desafio, no meio de tanto entusiasmo e chuva de ideias. Depois de escrita a história quiseram também realizar marionetas, umas com colher de pau e outras com paus de madeira, optando quase todos por recorrer à pintura e desenho. No final decidiram convidar a sala dos 4 anos para assistir à apresentação, realizando um convite.
Na última semana deste trimestre tivemos então as três apresentações, em dias diferentes e com convidados diferentes. As três apresentações correram muito bem, recebendo apreciações muito positivas dos nossos colegas mais velhos e mais novos. Estão todos de parabéns!

Educadora Marta Lanhoso