Os Meios de Transporte- Projeto na Sala 1 ano A


As crianças da Sala de 1 Ano A estiveram envolvidas num novo projeto. Com o apoio da Inês Pina, estagiária do Instituto Piaget que nos tem acompanhado diariamente, dinamizámos algumas atividades que foram ao encontro de um interesse demonstrado pelo grupo: os meios de transporte. Um dia no momento do acolhimento quando estávamos a falar onde estavam os pais enquanto as crianças estão no Colégio, o David disse que o "papá está no carro” e a Beatriz disse na “mota” e pensámos aqui está uma sugestão de temática que poderemos abordar: os transportes. 
Começámos por aprender uma canção sobre os meios de transportes: o meu comboio vai apitar e o carrinho a buzinar, e lá no céu o meu avião vê um barquinho no mar (bis). Uma canção simples que a todos encantou, já a cantámos vezes sem conta!!! Em sala temos alguns meios de transportes que têm sido os brinquedos eleitos para as brincadeiras.


Para descobrirmos mais coisas relacionadas com este tema, fizemos uma pesquisa no computador e em livros sobre os diferentes meios de transporte. Posteriormente, fizemos um registo da nossa pesquisa com as diferentes descobertas e expusemos na sala, dividimo-la por tipos de meio de transporte: terrestres, aéreos e marítimos. Ainda muito sob a nossa orientação e ajuda, as crianças já começaram a fazer esta divisão, dizendo os transportes que andam “no ar” ou “no mar”.


Num momento de brincadeira depois da pesquisa, a Beatriz começou a construir um avião com legos e pensámos que seria interessante construirmos transportes com materiais recicláveis. Foi isso mesmo que fizemos, numa manhã dedicada às colagens e pinturas. Mas ainda faltava uma pista para os nossos transportes, pintámos o fundo e depois a Inês terminou.


O resultado ficou espetacular e está em exposição no Colégio!
As partilhas de casa também foram fundamentais para todas estas descobertas, o orgulho das crianças a apresentarem as suas fotografias foi muito!
Somos pequeninos, mas adoramos envolver-nos em novos projetos e descobertas…



Educadora Tânia