Quem tem medo do lobo mau? Nós não! Lobo mau, só nas histórias!- 3 anos B
Alguns
pais das crianças da nossa sala comentaram connosco que os seus filhos tinham
pesadelos com lobos ou ficavam assustados quando se falava dos mesmos. Ao
conversar com as crianças sobre o assunto percebemos que a maioria tinha medo
destes animais, dizendo que são “maus” e que “comem crianças à noite”. Alguns
até relataram “situações vividas” em que os lobos abriam as portas e entravam
sem pedir licença comendo as pessoas. Tendo em conta esta situação, e de forma
a “limpar” a imagem do pobre lobo e tranquilizar as noites dos nossos meninos,
sugerimos a concretização de um projeto de estudo sobre os lobos.
Assim, em
pequenos grupos, as crianças recolheram informações sobre estes animais nas
enciclopédias e na internet. Durante
a pesquisa descobrimos que existem lobos no nosso país e em Espanha – o lobo
ibérico. As crianças também recolheram dados sobre as suas características e a
sua alimentação e descobriram o porquê destes animais estarem em perigo…
Os caçadores apanharam os
animais que os lobos comiam, como os javalis. Os lobos ficaram com fome e
começaram a comer as galinhas e as ovelhas dos pastores. Eles não gostaram e fizeram
“armas” (armadilhas) para apanharem os lobos. Eles morriam porque ficavam com
fome. (Max)
As
famílias também se envolveram neste projeto. A Matilde visitou com a sua
família o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico, em Mafra. Contou-nos a sua
experiência e mostrou-nos um folheto com algumas informações sobre os lobos. A
mãe da Concha sugeriu que contactássemos o Grupo Lobo (ONGA) para que viessem
ao colégio fazer uma campanha de sensibilização.
Depois de
recolhidas as informações, as crianças criaram cartazes e comunicaram as suas
descobertas às crianças da Sala dos 3 Anos A. No final da comunicação, as
crianças do outro grupo também contaram o que já sabiam sobre os lobos. Depois de um debate sobre as ideias que cada um tinha sobre
estes animais, surgiu uma dúvida: os lobos nascem dos ovos? Alguns disseram que
sim, outros que não. Combinámos então esclarecer esta dúvida com os
representantes do Grupo Lobo.
No dia 29
de março, recebemos no nosso Colégio a Isabel (Grupo Lobo) e um Lobo Ibérico
chamado Signatus (mascote). O Signatus gerou desde logo uma onda de curiosidade
por parte das nossas crianças. Algumas até quiseram abraçá-lo e dar lhe um
“mais cinco”, outras preferiram vê-lo de longe. A Isabel contou-nos uma outra
versão da história da “Capuchinho Vermelho”. A Capuchinho encontra um lobo na
floresta mas este não era mau. Era um lobo ibérico muito assustado e esfomeado
que procurava algo para comer. Nesta história, o lobo não comeu a “Capuchinho”
nem a avozinha e foi resgatado e protegido pelos habitantes. Depois da
história, a Isabel falou-nos sobre as características físicas do lobo ibérico,
a sua alimentação e a forma como comunicam. Também nos explicou que são
mamíferos, que nascem das barrigas das mães, e não de ovos, e que quando nascem
são chamados de lobachos. Vimos também alguns vídeos de lobos residentes no Centro
de Recuperação do Lobo Ibérico. No final, levámos o Signatus à nossa sala,
mostrámos-lhe o nosso projeto e ainda brincámos um pouco com ele no jardim!
Assim, através
deste projeto e com ajuda do Grupo Lobo, conseguimos não só limpar a imagem
negativa do lobo como sensibilizar as crianças para a proteção desta espécie
pois, afinal, lobos maus só existem nas histórias!
Educadora
Eunice