Um ateliê sensorial com espuma de barbear


Na sala 1 Ano B, o David e a Maria Inês gostam muito de brincar com o espelho, surgindo a partir daí uma atividade: exploração de espuma de barbear no espelho! Assim, foi colocado espuma no espelho proporcionando-lhes um momento de exploração livre onde puderam sentir através do toque uma textura diferente.
No momento do ateliê semanal, a sala 1 Ano B partilhou com as outras salas o que aconteceu na sua sala, surgindo algumas comunicações dos meninos mais crescidos sobre a espuma: “é para lavar a casa de banho” pois identificavam o objeto como algo que costuma estar na casa de banho. Após uma conversa inicial sobre o assunto, as crianças chegaram a algumas conclusões sobre a espuma de barbear: “é para o pai”, “é da barba do pai!”. Seguidamente num momento calmo e sereno com música ambiente, as crianças, em pequenos grupos, foram para as salas dos 2 Anos que tinha dois espaços, um onde poderiam explorar a espuma no espelho e outro nas mesas, onde se juntou tinta à espuma e, com o pincel, surgiram verdadeiras obras de arte cheias de cor e de textura!
Tivemos várias reações, uma vez que uns exploraram sem hesitação os dois espaços e outros que precisaram de observar outros amigos para se sentirem mais confiantes na exploração da espuma com as mãos no espelho. 
Foi uma experiência muito enriquecedora que permitiu às crianças serem verdadeiros artistas por uma manhã!

A equipa da Creche