Um dia sobre rodas na Creche


Com dois “projetos” em duas salas da creche relacionados com os meios de transporte, o ateliê desta semana tinha que abordar esta temática.
Com objetivos, atividades e resultados totalmente diferentes, a sala de 1 ano A e a sala dos 2 anos B estiveram envolvidos na descoberta dos meios de transporte. Este tema tem suscitado também a curiosidade das outras salas que nos vêm pelo Colégio com maquetes, imagens, registos e fotografias.
A equipa da creche reuniu e pensou em proporcionar um dia sobre rodas no Colégio onde cada um pudesse escolher e trazer para partilhar com as restantes crianças aquilo que tivesse em casa.
Na sexta-feira, dia 5 de abril, o Colégio encheu-se de trotinetas, triciclos, bicicletas e skates. Os cabides eram autênticos parques de estacionamento e o entusiasmo na sala era gigantesco. Houve até quem tenha vindo munido de capacete e tudo. Mal podíamos esperar pela hora de andar e passear pelo Colégio sobre rodas.
O tempo não foi muito nosso amigo, mas quando estamos dispostos a divertir-nos, não há nada que interfira e, por isso, não fomos para o jardim, mas fomos até à multiusos. Os primeiros a viver esta alegria foram as salas de 1 ano juntamente com o berçário. Todos andaram sem exceção e, quem não conseguia andar, era puxado ou empurrado. Os “veículos” que nos chegaram eram diversos e todos eles permitiam um fácil uso pelas crianças.


Seguiram-se as salas dos 2 anos que estavam “em pulgas” com as suas trotinetas e bicicletas. Por serem mais crescidos, o caminho até à sala multiusos foi feito sobre rodas e aqui começou a diversão. Entramos pelo jardim, contornamos os pilares e enfrentamos uma ligeira descida, mesmo antes de entrar na sala. Lá dentro andamos nos vários “veículos” e podemos partilhar (uns com maior facilidade que outros), mas andámos em todos os que quisemos experimentar. Mais uma vez, a variedade era muita e a forma de usar cada um era muito diversificada. Havia as bicicletas e triciclos para pedalar, os carros para empurrar com os pés e as trotinetas que exigiam uma maior coordenação e equilíbrio. No fim, fizemos o caminho de volta desta vez com uma ligeira subida e fomos estacionar de novo junto aos cabides.


Foi tão, mas tão divertido que ficou a vontade de repetir a experiência quando o tempo estiver melhor para podermos experimentar no espaço do jardim.
A todos os pais deixamos o nosso muito obrigada pela adesão, sabemos que não foi fácil a uma sexta-feira de chuva trazerem bicicletas, triciclos e trotinetes, muito menos quando se tem dois filhos ou outras condicionantes como estar grávida, mas acreditem, a alegria dos vossos filhos foi enorme e ver o Colégio cheio de cor e sorrisos, encheu-nos o coração.
A Equipa da Creche