Semana da Natureza e Ciência na Sala dos 1 anos A: Brincar e a plantar elementos da natureza vamos explorar


No nosso Colégio a semana de 13 a 17 de maio foi dedicada à Natureza e à Ciência. Na nossa sala começámos com uma exploração livre de alguns elementos da natureza: pedras, areia, água, folhas, penas e algodão. As reações foram distintas: houve quem tivesse adorado mexer e misturar os diferentes elementos, mas também houve quem preferisse tocar só com a ponta do dedo!
Indo ao encontro desta dinâmica, construímos um tapete sensorial onde as crianças também puderam explorar estes elementos, mas desta vez não foi com as mãos, mas com os pés!!! O tapete começava com relva (artificial) e depois algodão, folhas, penas, pedras, areia e terminava com uma caixa com água. Nesta atividade as reações também foram distintas: houve quem tivesse gostado mesmo muito e pedido “mais”; algumas crianças ultrapassaram o desafio com alguns receios; e também houve quem preferisse explorar só alguns elementos com as mãos.

Também esta semana tivemos uma Manhã em Família que foi ao encontro desta temática, fomos à horta com os pais do Francisco F., o Joaquim e a Sónia! Nesta manhã estava um tempo ótimo e aproveitámos o jardim ao máximo. Logo de manhã fomos para o jardim brincar e em pequenos grupos dirigimo-nos à horta para a atividade. Na horta estavam os pais do Kiko à nossa espera com pás, ancinhos e baldes para brincar e explorar a terra. Manjericão, salva e poejo foi o trouxeram para plantarmos. As crianças estavam muito entusiasmadas, algumas preferiram não plantar, mas brincaram com a terra, pás e baldes. Nestes momentos houve muita interação, brincadeira e entreajuda! Obrigada ao Joaquim e a Sónia pela vossa disponibilidade, boa-disposição e carinho.


No Ateliê de sexta-feira explorámos "areia movediça" juntamente com os bebés. Fomos ao berçário em pequenos grupos e mexemos nesta massa que tem uma particularidade: tem uma aparência líquida, mas quando lhe tocamos está dura e se pegarmos com as mãos começa a derreter entre os dedos e fica novamente dura assim que cai na mesa. Parece magia, não é? Basta juntar farinha maizena e água. Podem experimentem em casa, é muito divertido!!!

A Semana da Natureza e Ciência foi repleta de novas experiências, sensações e descobertas!
Educ. Tânia