A Semana da Natureza e da Ciência no Berçário


Na nossa Semana Temática da Natureza e da Ciência, o bom tempo esteve do nosso lado e assim conseguimos aproveitar o nosso jardim ao máximo. Exploramos todos os brinquedos que lá existem e passamos tardes muito divertidas. 
Fomos à nossa horta pedagógica para explorar a terra, os paus e as folhas. Para uns, foi uma experiência nova, outros já tinham tido esta oportunidade. A ida à horta fez-se acompanhar de uma canção: "Olha, olha a borboleta". O entusiasmo, a concentração e a dedicação foram tão levadas a sério que, enquanto cantávamos a canção, os bebés não levantaram a cabeça para olhar para nós, concentradíssimos nas suas explorações. Mas como nós gostámos tanto desta música e como sabemos que os nossos bebés gostam muito de nos ouvir cantar acabamos por, na sala, com mais calma, cantá-la de novo, e foi um sucesso. 


No final da semana partimos para uma experiência nova: fizemos areia movediça, com farinha maizena e água. Primeiro colocámos a farinha e depois a água; misturámos e conseguimos o objetivo final: uma areia movediça muito tranquilizante. A primeira impressão não foi das melhores para alguns bebés, para outros o primeiro contacto foi desde logo fantástico. 
Entre sorrisos e caras menos confortáveis explorámos a areia de uma forma livre: percebemos que se a mão pousar levemente na areia movediça, acaba por se afundar, e se colocarmos com mais força ela não se afunda ficando pela superfície.  

A equipa do Berçário